Author

Quem faz o blog? Ivan Nunes jornalista desde 2000.
Fale com o Blog A Palavra: (82) 9 9177 2828

Cidades

Dia de Corpus Christi é celebrado em 3 paróquias de União dos Palmares


Jovens da Eucarístia preparam tapete para a procissão do Corpo de Cristo logo mais a tarde na matriz central



Devotados, eles embelezam o pátio da matriz



Uma selfie para os anais da juventude carismática de União dos Palmares



Garotas da juventude missionária de União dos Palmares


O dia de Corpus Christi será lembrado hoje com celebrações nas 3 paróquias(central-Nilton Pereira e Terrenos - Santa Luzia - com Rocha Cavalcante, Nossa Senhora de Luordes) de União dos Palmares que compõem a Arquidiocese de Maceió.

A principal missa acontece às 17h, na matriz de Santa Maria Madalena, e será presidida pelo padre Elcio. Neste ano, a Igreja vai incentivar momentos de orações entre os fiéis.

“Corpus Christi é o ‘corpo de Cristo’ no qual está fundamentada e centralizada a Igreja: o corpo do Cristo ressuscitado que é entregue aos que nele acreditam, para sua salvação”, explica o padre Élcio.

“Por orientação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pediremos em oração que o Senhor volte seu olhar sobre o Brasil, para que tenhamos mais justiça e igualdade”, acrescentou.

Além da missa na matriz, haverá procissão pelas ruas de União dos Palmares, que serão decoradas com um tapete de serragem de cerca de 500 metros no pátio da igreja da excelsa padroeira, Santa Maria Madalena. O tapete, confeccionado pelo Movimento Eucarístico Jovem com serragem, folhas e flores, respeita uma tradição trazida pelos imigrantes portugueses.

Na ocasião, o corpo de Cristo é conduzido por um percurso de mil metros até a Igreja onde acontecerá a adoração e bênção dos fiéis. Durante o trajeto, não se sabe ainda se o padre Elcio concederá a bênção do Santíssimo em locais diferentes de União dos Palmares.

Tradição

A celebração acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A tradição iniciou-se no século 13, quando o cônego Tiago Pantaleão de Troyes (que viria a se tornar o papa Urbano IV) recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon. Ela teve visões de Cristo manifestando desejo de que a Eucaristia fosse celebrada. Em 1264, ocorreu o Milagre de Bolsena (Itália), quando um sacerdote, ao partir a hóstia, viu dela sair sangue, o que motivou a primeira procissão.

 

Publicado em 15/06/2017
0 comentários
O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Entre na conversa!

Deixe seu comentário abaixo !

Confirme o código abaixo: