Author

Quem faz o blog? Ivan Nunes jornalista desde 2000.
Fale com o Blog A Palavra: (82) 9 9177 2828

Cidades

O perigo das pipas junto à rede elétrica





Nos dias de sol e ventos propícios, as famosas pipas, ou “papagaios”, fazem parte das diversões de crianças, adolescentes e até adultos. Mas é preciso ter cuidado porque elas podem trazer perigo se soltadas perto da rede elétrica. A orientação da Eletrobras Distribuição Alagoas é para que a brincadeira seja realizada em áreas abertas, longe de cabos energizados.

O contato das pipas com a rede pode causar choque elétrico e curtos-circuitos que ocasionem interrupção no fornecimento de energia. Materiais como fios metálicos e cerol devem ser evitados, pois são condutores de eletricidade. No caso de pipas presas em cabos da rede, a população jamais deve retirá-las, devido ao alto risco de acidente.

Quaisquer interrupções no fornecimento de energia ou acidentes envolvendo o sistema elétrico devem ser comunicados imediatamente à Eletrobras por meio do Call Center: 0800 082 0196. As dicas da Eletrobras fazem parte dos informes da XI Semana Nacional de Segurança, veiculados diariamente nas redes sociais da Empresa até o próximo domingo (30).

Eficiência Energética: A dica de economia e eficiência desta quarta-feira (26) é em relação às lâmpadas. O consumidor deve dar preferência ao uso de lâmpadas de Led que, embora encontradas no mercado por preço mais alto, são bem mais econômicas. As lâmpadas incandescentes, que saíram de circulação no Brasil, devem ser evitadas, devido à baixa eficiência energética.

Em ambientes desocupados, as lâmpadas devem ser apagadas. Outra orientação importante é tentar usar ao máximo a luz do sol e o ar natural. Manter janelas e cortinas abertas é uma boa opção para diminuir o uso de lâmpadas, principalmente durante o dia e reduzir o consumo de energia elétrica. Pintar tetos e paredes com cores claras ajudam a refletir a luz e também tornam a iluminação mais eficiente.

Com assessoria

Publicado em 05/08/2017
1 comentários
O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. User

    Bloguinho.com escreveu em 06/08/2017 18:39:51:

    Seria muito melhor se o blogueiro publicasse os comentários dos leitores, em vez de criar matéria sobre pipa!... se eu falar mal da administração municipal o caro jornalista publica? Tá legal; "o prefeito não presta"

Entre na conversa!

Deixe seu comentário abaixo !

Confirme o código abaixo: