Author

Quem faz o blog? Ivan Nunes jornalista desde 2000.
Fale com o Blog A Palavra: (82) 9 9177 2828

Turismo

Atraso em obra da prefeitura vira piada dos moradores da rua Orlando Bugarim


Morador de rua substitui a estátua de Zumbi dos Palmares num protesto bem humorado dos moradores da rua Orlando Bugarim



Base ganhou esta semana azulejos na cor creme enquanto estátua não é colocada no local


Uma combinação de fatores mexe com os nervos de quem projeta, executa e, principalmente, aguarda pelas obras públicas. Uma cadeia de elementos que faz dos envolvidos uma vez caça, e em outras ocasiões caçadores. E onde estoura a corda? No cidadão, que se vê refém, inúmeras vezes, de projetos malfeitos, licitações suspensas ou refeitas, aditamentos, liminares e até corrupção. Uma conjugação de problemas que transforma algumas obras públicas em empreendimentos enervantes.

Uma base que a prefeitura vem executando na rua Orlando Bugarim já tem três meses e ainda não ficou pronta. De acordo com o empresário do setor de restaurantes, Lucílio Vasconcelos, trata-se de uma homenagem a Zumbi dos Palmares onde investimentos da prefeitura vem sendo injetados na construção da base e estátua.

O prefeito, Areski Freitas deixou a obra sob a responsabilidade do secretaria municipal de Infraestrura, mas a obra permanece inconclusa.

Uma fonte do blog revelou que Junior Menezes, secretário municipal faz visitas de três a cinco vezes ao dia companhando os trabalhos.  A estatua de Zumbi será feita em concreto e será colocada numa base voltada para a histórica Serra da Barriga, Patrimônio Cultural do Mercusul.

Mas o que a cúpula da prefeitura não imaginava era o alto grau de espirituosidade de alguns comerciantes vizinhos da obra que cansados de tanto esperar pela conclusão dos trabalhos, resolveram colocar no lugar de Zumbi por alguns minutos um morador de rua que topou interpretar o líder de Palmares.

"Esse morador de rua é um herói. Não é assistido pela secretaria municipal de Assistência Social da prefeitura de União dos Palmares com programas de abordagens onde possa ser ajudado com uma refeição ou até localização de sua família", comentou um comerciante que falou ao blog sob a condição de anonimato.

Procuramos a secretaria municipal de Cultura, mas  Dorinha de Mãe Neide não estava no local de trabalho para comentar a obra, que segundo um servidor da pasta revelou que a Cultura não tem nada a ver com a construção da base e muito menos da estátua de mais de 8 metros de altura que vai ficar no local, pois se btrata de uma iniciativa de um empresário com apoio da prefeitura", disse o servidor.

Como a prefeitura de União dos Palmares não dispõe do portal da transparência em atividade, fica cada vez mais dificil saber os valores que foram investidos na obra, haja vista que nem uma placa foi colocada no local.

Esta semana o Ministério Público Estadual voltou a solicitar o  funcionamento do portal da transparência ao prefeito Kil de Freitas que vem dando de ombros a exigência do MP e assim, a população continua sem saber quanto se investe em obras como essas,  mesmo sabendo se tratar de uma justa homenagem a Zumbi dos Palmares.

Publicado em 01/09/2017
1 comentários
O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. User

    escreveu em 02/09/2017 08:11:03:

    Segundo o secretário jr a estatua esta prevista para ser entregue dia 15 e q ela agora passará ate 2m de altura

Entre na conversa!

Deixe seu comentário abaixo !

Confirme o código abaixo: