Author

Quem faz o blog? Ivan Nunes jornalista desde 2000.
Fale com o Blog A Palavra: (82) 9 9177 2828

Política

Depois de Afrânio e Mano União dos Palmares nunca mais recuperou sua cadeira na ALE


Breno Albuquerque ao lado do pai, Dudu, em foto de cortesia ao blog



Vereador Elvis Alan ao lado do ex-deputado Dudu Albuquerque num selfi para o blog



Biu Crente vai com André Monteiro, puxado pelo ex-prefeito Eduardo Pedrosa



Manoel Gomes de Barros: prefeito ou apoio ao neto Nelitinho Gomes de Barros



Eduardo Pedrosa, largou Chico Tenório pelo empresário da Construção Civil, André Monteiro de Arapiraca


Em meio as pesquisas eleitorais que circulam à porta dos partidos, parlamentos e dos redutos eleitorais apontando os "quase eleitos", a população alagoana assiste um desfile de pretensos candidatos ao voto nas eleições de 2018. O eleitorado vai escolher presidente, governador, dois senadores, deputado estadual e um federal. A um ano e dois meses da disputa, os candidatos que já ocupam cadeiras nos parlamentos de Alagoas projetam seus nomes para reeleição ou saltos maiores, saindo das Câmaras municipais de suas cidades para a Assembleia Legislativa e, também, da Casa de Tavares Bastos para a Câmara dos deputados no Congresso.

Na Assembleia, dos 27 deputados eleitos e em atividade projetam-se que quatro deles não devem buscar à reeleição no ano que vem, sendo que um  é por motivo de doença. O deputado Olavo Calheiros (PMDB) analisa se vai disputar à reeleição ou não em 2018. O deputado Sérgio Toledo (PSC) já trabalha em busca de uma cadeira na bancada federal em Brasília. Por sua vez, o deputado Jairzinho Lira (PRTB) articula para colocar sua mulher na cadeira que hoje ocupa na Assembleia. Os demais correm contra o tempo para manter seus cargos no parlamento alagoano. 

União dos Palmares caminha a passos largos para de novo, não ter candidato a deputado estadual ou federal nas eleições de 2018. Nomes que em princípio foram anunciados e dados como certo, hoje refletem dúvidas ou até mesmo desistência. O vereador Cícero Aureliano, o Tita, um dos bons quadros políticos do município, ensaiou sua candidatura para deputado estadual. Ele concedeu entrevista nas emissoras de rádios locais, foi até pauta para o blog como a voz da juventude para a Assembleia Legislativa, isso, até um print da matéria não ter chegado as mãos do deputado estadual, Francisco Tenório(PMN), que chamou em seu gabinete o irmão do vereador Tita, sargento da PM, Gerson Aureliano, motorista e segurança do deputado para ouvir queixas de Tenório.

- Como pode, Gerson, o Tita endoidou foi?. Liga pra ele ai, quero falar com ele agora sobre esse assunto - garantiu uma fonte do blog. Por sorte, o celular do vereador estava desligado e o assunto por parte do deputado não foi mais ventilado, enquanto Tita tem evitado de falar sobre sua candidatura em que patamar se encontra no momento.

O último deputado estadual que União dos Palmares teve foi na década de 80. De um lado o ex-prefeito Afrânio Vergeti, que tirou quatro mandatos seguidos e, do outro, Manoel Gomes de Barros que saiu da Assembleia Legislativa para o Palácio dos Martírios onde foi governador em substituição a Divaldo Surugy(in memoriam) que renunciou ao cargo. Mano, era o vice da época, ascendeu ao cargo de governador onde encarou até uma reeleição, mas acabou pelo caminho pois o vencedor foi Ronaldo Lessa, hoje deputado federal.

As 'lideranças' políticas de União dos Palmares estão acertados como cabos eleitorais de outras candidaturas de municípios como Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Coruripe. Quem puxa o fio desse novelo e o ex-prefeito Eduardo Pedrosa, que com Biu Crente, Zé Carlos do Timbó, Julinho Paulino e Gustavo Pedrosa apoiarão o candidato André Monteiro, da cidade de Arapiraca. O bombo já foi batido em torno desse assunto, depois de um almoço na churrascaria Laginha.

Já o filho do ex-prefeito Eduardo o Lucas Pedrosa e o vereador Rafael Pedrosa seguem com o deputado estadual, Francisco Tenório. Chico que chegou em alguns momentos a coordenar a campanha para prefeito de Eduardo Pedrosa em 2016 não vai puder contar com a família Pedrosa em sua totalidade em União dos Palmares e sobre esse assunto ele já foi informado

Outro nome oriundo de Arapiraca com apoio do vereador Elvis Alan e Dr Célio Duarte é o de Breno Albuquerque, filho do ex-deputado, Dudu Albuquerque. Breno é um dos nomes mais bem cotado para se eleger e assim ocupar a cadeira do pai a partir de 2019.

Outra aposta que vem a caminho é o neto do ex-governador Manoel Gomes de Barros, o jovem Nelitinho, filho do ex-deputado estadual Nelito Gomes de Barros Filho. Nelitinho só não será o candidato da família Gomes de Barros em União dos Palmares, caso Manoel Gomes de Barros, o avó, emplaque a prefeitura municipal de União dos Palmares em uma suposta eleição suplementar que ocorrerá ainda este ano, segundo observadores políticos.

Sobre esta candidatura de prefeito, Manoel Gomes de Barros desconversa quando vê jornalistas,  mas no privado tem aceito falar e com clareza sobre esse assunto ele tem até frequentado senadinhos onde diz ter a saída para a esculhambada feira-livre de União dos Palmares com criticas até sobre o futuro elefante branco que a região vai ganhar com a construção do hospital regional. Mano não é contra o projeto político do governador Renan Filho, mas acha que não haverá gerenciamento correto na mão do estado.

 Ainda sobre a suposta candidatura do ex-governador Mano ele recebe apoio de Eduardo Pedrosa, ex-prefeito, Zé Clemente e mais 67% do universo de eleitores que rejeitam o governo Kil de Freitas - envolvido em 2012 no maior escândalo de superfaturamento da merenda escolar de União dos Palmares.

Kil já foi condenado em todas as instâncias e, aguarda agora julgamento desse processo pela mais alta Corte de Justiça de Alagoas. Com relação ao julgamento, o atual prefeito é chamado pela oposição de "Kil do Charque", que apoiará também para deputado estadual um nome de fora. Trata-se de Paulo Dantas, filho do atual presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Como se pode notar, mais uma eleição e candidatos nativos para deputado estadual ou federal nativos não aparecem, a excessão dos já declarados Zé Carlos Leão -PSol - e Francelino Amaro pelo PT de União dos Palmares, ambos para deputado estadual no ano que vem. A conferir.

Colaborou Jonathas Maresia - Gazeta de Alagoas versão impressa com o Blog

Publicado em 18/09/2017
3 comentários
O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. User

    DAMIÃO DA SILVA escreveu em 19/09/2017 21:29:36:

    OXE É PRA CHORAR DE RIR OU RIR PRA CHORAR?
    MANO CANDIDATO A PREFEITO, E JÁ ESTAMOS EM 2024 ?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    EITA IVAN TAIS QUERENDO UMA BOQUINHA DE TODO JEITO NE?
    VOLTA A ESTUDAR QUE É MELHOR OU VAI FICAR COM VONTADE DE COMER CHARQUE E SEM PODER COMPRAR.

  2. User

    PALMARINO NO BURACO escreveu em 19/09/2017 10:21:45:

    OXENTE IVAN E CELIO DUARTE VAI ABANDONAR O CANIDATO DE DR. MANO, COMO PODE ISSO ?

  3. User

    Eleitor escreveu em 19/09/2017 00:21:22:

    Então esse "PD" que tem em nos adesivos dos carros é Paulo Dantas.

Entre na conversa!

Deixe seu comentário abaixo !

Confirme o código abaixo: