Author

Quem faz o blog? Ivan Nunes jornalista desde 2000.
Fale com o Blog A Palavra: (82) 9 9177 2828

Cidades

Organizadores da festa de Santa Maria Madalena vetam cavalos e paredões de som depois das 18h na procissão do mastro


Reunião que selou veto a desfile de cavalo e uso de paredões depois das 18 horas deste domingo,14, na avenida


No próximo domingo dia 14 será realizado em União dos Palmares a maior procissão católica da Zona da Mata alagoana. Os fiéis de Santa Maria Madalena celebram, conduzindo um mastro de eucalipto, o início dos festejos em homenagem a padroeira local.

E foi pensando na organização deste evento, que na manhã desta segunda-feira,8, o Tenente-coronel, Maciel Pantaleão, reuniu no auditório do 2º BPM, o padre Élcio Lyra, o sargento Alexsandro, do Corpo de Bombeiros Militar, representantes da SMTT e membros do Terço dos Homens para discutir a logística da procissão do mastro que, segundo estimativas, deverá reunir cerca de 10 mil pessoas.

O anfitrião do encontro com o clero falou do pouco número de policiais que o Batalhão dispõe, mas pretende contribuir junto aos católicos com a segurança de todos os fiéis durante o percurso.

Na ocasião, várias opiniões foram dadas e ficou definido algumas regras básicas a exemplo de que será proibido no dia, depois das 18h. Nenhum cavalo poderá continuar desfilando na avenida Monsenhor Clóvis Duarte, local onde nesse período do ano, existe a maior concentração de animais já visto na face da terra. 

Outra proibição definida na reunião envolve paredões de som. Viaturas da PM, Pelopes e SMTT farão um arrastão a partir de Rosiete da Boutique até a agência dos Correios informando que não será permitido a utilização de som mecânico. os famosos paredões. Todos serão desligados.

Num programa de rádio no começo da tarde, o devoto de Santa Maria Madalena e Policial Civil, Julião, defendeu a permanência dos cavalos depois das 18h por se tratar de uma tradição da festa de muitos e muitos anos na cidade.

"Nunca e nem estatísticamente há registros de acidentes de graves proporções causados pelos animais, disse. Que há de mais nas pessoas desfilarem ou curtirem um passeio pós procissão do mastro?", disse.

Mesmo com o apelo do devoto,  a comissão da festa de Santa Maria Madalena foi taxativa pela proibição de cavalos de som de paredão, enfim, depois das 18h na avenida. Que Deus abençoe a todos!

Publicado em 08/01/2018
35 comentários
O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. User

    SEM NOME escreveu em 19/01/2018 15:33:38:

    Som mecanico até admito mas cavalos não concordo porque as pessoas nâo tem pena dos animais
    eu vi animais caindo de tâo cansado que estavam quer dizer, comesça a andar de cavalo de manhâ so querem parar quando o animal ta morrendo esses miseraveis queria saber se fosse nas costas deles vê se eles aguentavam

  2. User

    Lelo som escreveu em 12/01/2018 01:24:34:

    Tão fácil de resolver façam um lugar adequado para quem é apaixonado por som e tudo certo não vai ter ninguém perturbado
    #somautomotivonãoecrime

  3. User

    Lelo som escreveu em 12/01/2018 01:23:09:

    Tão fácil de resolver façam um lugar adequado para quem é apaixonado por som e tudo certo não vai ter ninguém perturbado
    #somautomotivonãoecrime

  4. User

    COMERCIANTE escreveu em 11/01/2018 03:50:03:

    VERGONHOSO TUDO ISSO, MORO NA CIDADE A ANOS E NUNCA VIR NENHUM TIPO DE ACIDENTE NESTA FESTA DA AVENIDA, CADA UM COM SUA OPINIÃO MAIS ACHO QUE DEVERIA O PADRE REVER ISSO E ENTRA EM ACORDO COM A POPULAÇÃO E DEVERIA VER UM HORARIO PARA RETIRADA DOS ANIMAIS E OS SOM ISSO FICA POR CONTA DA PM POR EX: PORQUE NÃO 20:OO hs RETIRADAS DE ANIMAIS E SOM AS 22:00 hs.PADRE TODOS GANHAM COM ISSO DO AMBULANTES AOS EMPRESARIOS DE BARES E RESTAURANTES, PENSE UM POUCO PADRE ÉLCIO

  5. User

    OBSEVADOR escreveu em 11/01/2018 03:35:37:

    Gente isso é muito errado acabar com os passeios de cavalos na avenida,eu queria ver se fosse dr. mano na prefeitura pra ver se padre,terço dos homem iria acabar com a nossa tradição vergonhoso,agora varios piru que querem esconder suas verdadeira face e tirando vantagem da festa. PADRE ÉLCIO DEIXE O POBRE TRABALHAR, SÓ PESSOAS DE BEM KKKKK TUDO QUERENDO ENCANAR A SOCIEDADE, MAS NÃO ESQUEÇA QUE DOS OLHOS DE DEUS VCS NÃO IRÃO ESCONDER.
    ### O POVINHO PRA GOSTA DE DINHEIRO ###

  6. User

    Olivia escreveu em 10/01/2018 14:52:58:

    A paróquia só quer saber de dinheiro, era bom que ninguém contribuíssem mais para ver se esse Padre faria a festa sozinho.

  7. User

    Luiz escreveu em 10/01/2018 14:48:47:

    Era bom que os fazendeiros que andam nus cavalos no mastro não mandasse mais os bois para o leilão aí eu queria ver esse Padre chorando. Pode andar na avenida até amanhecer o dia mais mande os bois.kkkkkkk

  8. User

    Tamires escreveu em 10/01/2018 14:45:39:

    O padre só quer saber de dinheiro, é bom que ninguém mais faça as doações prá festa pois a festa é do povo e não do Padre

  9. User

    Antônio do Timbó escreveu em 10/01/2018 10:21:45:

    O Padre só quer saber de dinheiro, não vamos mais mandar os brindes que mandamos todos os anos .

  10. User

    José Roberto escreveu em 10/01/2018 10:19:36:

    Sou doador todos os anos de animais para o leilão, estou esperando vcs virem aqui para botar pra correr, esse Padre só quer saber de dinheiro.. agora passamos o ano inteiro trabalhando esperando pela festa para esse Padre fazer isso. Venha buscar aqui na serra preta estou esperando....

  11. User

    Maria Helena escreveu em 10/01/2018 07:57:15:

    Querem transformar união em um pólo de turismo para viver da cultura da cidade kkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Idiotas se estão acabando com nossa cultura e tradições populares, acordo povo a comissão organizadora da festa só pensa no dinheiro pois vai promover um bingo depois da procissão pôr isso que não quer que as pessoas festejam na avenida.

  12. User

    Ana Paula escreveu em 10/01/2018 07:53:20:

    A comissão organizadora só quer saber de dinheiro, o bom era que as pessoas deixassem de fazer as doações para ver se vcs continuariam agindo desta forma, a festa é feita pelo povo e para o povo, respondam se foi correto o que essa comissão organizadora fez o ano passado na última noite da festa, duas horas de bingo e encerramento às 4h faltando ainda bandas se apresentarem. Cadê que eles tiraram o bingo para não atrasar a festa, não só pensam no dinheiro.

  13. User

    Karina escreveu em 10/01/2018 07:48:39:

    O ideal era que as pessoas deixassem de fazer as doações prá ver o que os padres iriam fazer, a festa é do povo e não do Padre.
    O Julião está correto.

  14. User

    George Cavalcante escreveu em 10/01/2018 07:46:12:

    Muita ipocresia destes que nem o nome tem coragem de dizer, Julião vc está correto em suas colocações parabéns pela sua coragem.

  15. User

    Kil de Freitas escreveu em 10/01/2018 06:59:49:

    Até que fim vai acabar esse carnaval...carnaval é em fevereiro... ficaria ainda melhor se extinguesse essa parte dos cavalos...só acompanhar o mastro e pronto! e cada um p/suas casas...toda vez é uma bagunça da doença do rato...

  16. User

    DE OLHO EM TUDO escreveu em 10/01/2018 00:51:38:

    VERDADEIRA VERGONHA, # FORRRAAA PADRE ÉLCIO #

  17. User

    JOSEFA escreveu em 10/01/2018 00:44:22:

    ACHO ERRADO ACABAR COM A TRADIÇÃO DA CIDADE, PRIMEIRO QUE O PADRE NÃO É O PREFEITO DA CIDADE E SEGUNDO ESSE CAMARADAS MUITO MENOS,VCS DEVERIA TOMAR CONTA DAS MULHERES DE VCS, E VC PREFEITO PRECISA TER MAIS AUTORIDADE NA CIDADE E DEIXA O POVO TRABALHAR E GANHAR SEU PROPRIO DINHEIRO JÁ QUE A PREFEITURA NO TEM EMPREGO PRA OS POBRES,VC SABE QUANTAS FONTES DE EMPREGO TEM COM ESSA FESTA NA AVENIDA PENSE UM POUCO NOS SEU ELEITORES FOMOS NÓS QUE COLOCAMOS VC AÍ NÃO ESQUEÇA ZÉ ALFREDO NÃO NOS ABANDONE SEI QUE VC PODE SOCORRRO NÃO DEIXA ACABAR COM A NOSSA TRADIÇÃO DE FESTA QUEREMOS NOSSA FESTA NA AVENIDA. # FORA DA NOSSA CIDADE PADRE ÉLCIO # FORA DA NOSSA CIDADE PADRE ÉLCIO E SUA COJAS

  18. User

    CICERO escreveu em 10/01/2018 00:25:27:

    PADRE DEIXE O POVO GANHAR O PÃO DELES O SENHOR SABE QUE AQUI EM UNIÃO NÃO TEM EMPREGO PRA NINGUEM AÍ ENTÃO NAÕ SE JUNTE COM ESSAS MEIA DUZIA DO TERÇO DOS HOMEM PRA PREJUDICAR,POR QUE NO SE JUNTAM E VÃO FAZER DOAÇÃO DE CESTAS BASICAS PRA NÓS.

  19. User

    CATOLICA escreveu em 10/01/2018 00:09:07:

    QUE SAFADEZA ACABAR COM A TRADIÇÃO DA CIDADE, JUNTA MEIA DUZIA DE PESSOAS QUE SE ACHA O DONO DA CIDADE PARABÉNS COMISSÃO A CADA ANO ACABANDO COM A FESTA JUNTA ESSE PADRE ÉLCIO COM NOJENTOS LEAL, LUCIANO NORBERTO, ZÉ ANTÔNIO DO SAAE, BERLAMINIO E TAMBÉM O PREFEITO TEM CULPA POS ELE ESTAR COLOCANDO OS SECRETARIOS DE MEIA TIJELA DELE PARA ACABAR COM A NOSSA FESTA. AGORA ESSE BANDO DE PIRU TEM DO QUE SOBREVIVER E OS PAIS DE FAMILIA QUE ESPERA O ANO TER ALGUMA FESTA PRA PODER VENDER E LUCRA ALGUM TUSTÃO PARA COLOCAR O ALIMENTO DE SEUS FILHOS EM CASA NISSO VOCÊS NO PENSA BANDO DE FELA DA P.... ESSE PADRE AINDA ENCOLE CORDA, GENTE ACORDA MANDA ESSES BANDO DE SAFADO DO TERÇO DOS HOMEM PATROCINAR E DA PRENDA ESSE SAPO DO LEAL SÓ COLOCA AQUELA MERDA DO TELÃO DO BINGO E QUEREM TOMAR DECISÃO PELA POPULAÇÃO. GENTE ESSE PADRE AINDA ACHA POUCO O QUE ARRERCADA NAS VENDAS DAS MESAS QUEIO EU QUE SÃO MAIS DE 550 MESAS VENDIDAS A 130 REAIS E AGORA VENDA CASADINHA TODO ANO AUMENTA AI DIZ QUE É PORQUE TEM DIREITO A 2 CARTELAS ,PELO QUE EU SEI ISSO É CRIME É COMO ESTAR OBRIGADO COMPRA ESSAS CARTELAS DO BINGO. NÃO PODEMOS CALAR A BOCA VAMOS FALAR O QUE ESTAR ERRADO. SIM E OS BARRAQUEIROS QUEIRA VENDER NA PRAÇA BRASILIANO TEM QUE PAGAR TAMBÉM O VALOR É PELO METRO QUADRADO UM ABSURDO IR AÍ ???? POR QUER NO DEIXA ELES GANHAR O PÃO DELES PRA COLOCAR DENTRO DA CASA DELE,FAZEM ESSA SAFADEZA FAZEM OFICIO COM HORARIO PARA TERMINAR A FESTA AÍ DEPOIS QUEREM TIRA O CORPINHO DE BANDA E JOGAR A CULPA NA MILITAR E NO JUIZ,GENTE NÃO COMPREM CARTELAS DE BINGO EU NUNCA MAIS IREI COMPRA . # FORA PADRE ÉLCIO # FORA PADRE ÉLCIO # FORA PADRE ÉLCIO VOCÊS NÃO IRÃO ACABAR COM AS NOSSAS TRADIÇÕES # FORA LEAL ,LUCIANO,ZÉ ANTÔNIO BERLAMINIO E OUTRO ENCUBADOS # FORA NOJENTOS INDIGNADA.

  20. User

    Tó escreveu em 09/01/2018 22:37:23:

    Conversando bosta rapaz,quem é vc para falar que o padre nao manda,que tradição que nada,esses cavalos na verdade nem era para acomoanhar a procissão muito menos ficar pra cima e ora baixo na avenidade,enchendo o rabo de cachaça e maltratando os mesmos,está de parabéns observador pelas suas palavras,o padre nao é de União mais pensa melhor doque este cidadão,porque o padre que preservar a integridade fisica dos fies,lugar de cavalo em em vaquejada e cavalgada,FICA A DICA Para os babacas que querem ficar ate meia noite na avenidade desfilando,parabéns padre Élcio

  21. User

    Cidadão escreveu em 09/01/2018 22:01:15:

    A FESTA É NOSSA! A FESTA É DO CIDADÃO DE BEM! NÃO IMPORTA A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE IRÃO ESTÁ NA PROCISSÃO! POLÍCIA CIVIL,POLÍCIA MILITAR,CORPO DE BOMBEIRO,SMTT, GUARDA MUNICIPAL, VOCÊS SÃO PAGO PRA TRABALHAR É FAZE À LEI SER COMPRINDA! NUNCA VIE CAVALO CAUSANDO ACIDENTES, NINGUÉM ESCUTA SOM PAREDÃO OBRIGADO, ESCUTA PORQUE QUE GOSTA! AGORA DIZER QUE ISSO E PELA SEGURANCA DA POPULAÇÃO, QUE CONVERSA,VOCÊS QUE NÃO GOSTA DE TE TRABALHAR SÓ QUE COMER BOLACHA É TOMAR CAFÉ...

  22. User

    Com nojo escreveu em 09/01/2018 21:35:10:

    Costumes culturais para mim isso é coisa de maloquiros beber cachaça e ficar maltratando os cavalos .

  23. User

    Daniel Barreto escreveu em 09/01/2018 20:51:15:

    Essa comissão da festa nao pode fazer isso a festa e dos palmarinos nao da comissão esse comando da pm não mora em união pois vamos fazer uma manifestação e nao acompanhar a procissão #liveraoscavalos

  24. User

    Vendo charque! escreveu em 09/01/2018 15:59:19:

    Parabéns a organização da festa a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e SMTT, quem é contra é porque querem ficar com os animais bagunçando tomando cachaça e colocando aquelas "Garotinhas" na garupa dos seus ANIMAIS desfilando na avenida pra cima e pra baixo e ainda mais contra esses paredões que infernizar a vida de qualquer pessoa de BEM.

  25. User

    Palmarino escreveu em 09/01/2018 15:36:14:

    Esta de parabens a atual gestao por determinas essas novas normas, os pedestres sofrem com a atual composicao da festa, se transita com muito perigo nas ruas apos a procissao, muitos cavalos direcionados por pessoas embriagadas colocando em risco a vida dos pedestres que pela avenida principal da cidade andam.
    Me enche de orgulho esta atitude !!!!

  26. User

    Gandaia escreveu em 09/01/2018 13:52:37:

    Proibir essa gandaia que é a provissao do mastro quando os carrocerrecos e donos de carros colocam som alto frazer cheio de cerveja tornando a prossicao em um carnaval .
    Vamos respeitar o que é aparentimente sagrado ....!

  27. User

    Aldo escreveu em 09/01/2018 13:27:18:

    Maravilha chega de maus tratos a animais.
    Bando de desocupado querem ficar a noite toda subindo e descenso a avenida.

  28. User

    POLICIA CIVIL escreveu em 09/01/2018 12:46:41:

    POLICIA CIVIL ABRIR A BOCA PRA FALAR UMA B. DESTA
    JUNTE OS CAVALOS DA FESTA E OS PAREDOES E VAO TODOS PRA CASA DE JULIAO.
    RESPEITAR CRINÇAS, IDOSOS , GESTANTES E DEFICIENTES E BOM. VAMOS A PROCISSAO.

  29. User

    Palmarina escreveu em 09/01/2018 11:10:42:

    A melhor decisão ja tomada, a procissão é um ato de fé e nao um desfile de hipócritas e bêbados.Os animais precisam de cuidados ,e todo ano o que vemos sao cavalos ate tarde com fome,sede sendo guiados por "" Animais " bêbados pela rua.Parabéns a todos que tomaram essa decisão!!!!!

  30. User

    Julião escreveu em 09/01/2018 10:53:34:

    Observador é uma vergonha vc não se identificar, isso mostra o quanto vc é desprovido de conhecimento, entenda que defendo sim meu posicionamento em que deve permanecer a tradição secular do nosso povo, pois é a cultura que identifica um povo os argumentos usados pela organização da festa é inconsistente em falar de ocorrências durante a festa.
    A festa não pertence ao Padre nem a prefeitura essa festa é do povo pois somos nós quem a fazemos desde a dona de casa que faz a doação de um jogo de copos para a quermesse até os grandes empresários que fazem a doação de bandas para os shows na praça, como os criadores que doam carneiros, bois, galinhas e tantos outros animais para leilão, assim como os arrematadores ou seja está festa é feita pelo povo, e o povo não tem sido consultado sobre a festa, foi justo ano passado onde no último dia da festa ficamos todos nós até às 3:30 da manhã esperando terminar o bingo onde todos os prêmios foram doados e às 4:00 da manhã terminar sem que o show que estava contrato e pago também a custo zero para a festa, e a frustração de quem patrocinou.
    A questão da segurança o comandante querendo resolve pois existe a força tarefa que são os policiais que estão de folga e o estado paga hora extra para que o mesmo reforce onde se fizer necessário.
    Tenho sim um belo cavalo o qual cuido muito bem, como todas as outras pessoas também podem ter um animal ao qual lhe faz bem saiba que os animais possuem vários finalidades inclusive terapêutica não defendo minha vontade individual e sim uma tradição secular que está sendo acabada pôr pessoas que não são palmarinos e que não conhecem realmente nossos costumes e tradições. Agora pergunto é essa cidade é esse povo que quer viver de turismo e de cultura.
    Quanto a questão de alguns que se excedem deve ser punido dentro lei, pois respondam se já participou de alguma festa de carnaval que é a maior expressão cultural brasileira onde mandaram terminar as 18h para não ter ocorrências, acidentes, homicídio ou qualquer outro tipo de crime, sabemos que é o período de maior violência no país desde roubos, assaltos, homicídios acidentes de trânsito, e o que fazem? aumentam os efetivos das polícias, hospitais, bombeiros e tudo mais para que seja mantida as tradições e costumes populares nossa cultura.
    Não podemos deixar nossos costumes e tradições populares serem destruídas pôr pessoas que não as conhecem.
    Então observador assuma seu lugar no mundo, mostre quem é vc garanto que suas opiniões serão levadas a sério, desta forma que vc faz não passa de um covarde, frouxo e frustrado.

  31. User

    lula2018 escreveu em 09/01/2018 10:52:38:

    parabéns a toda a comissão organizadora pela sabia atitude

  32. User

    ... escreveu em 09/01/2018 10:38:43:

    rapaz, nessa cidade daqui a pouco, vai ter toque de recolher, pelo andar da carruagem.

  33. User

    Comentarista escreveu em 09/01/2018 10:34:00:

    Até que enfim. Não aguento ver aqueles cavalos sofrendo com os seus "donos" maltratando-os.Em relação ao som melhor ainda. Muito chumbeta, e metidos a boy fazendo baderna .

  34. User

    cavalo escreveu em 09/01/2018 08:55:35:

    Lugar de cavalo é no sítio ou na fazenda e não nas ruas do centro cagando tudo por onde passa, no dia seguinte à festa é uma fedentina total em todas as ruas onde há trajeto com animais, e ao meu ver o horário para quem quer andar em seu cavalo já está pra lá de bom. Agora, alguns, querem ficar após a procissão com seus animais, enchendo a cara de cachaça e aproveita o animal para leva-lo em casa,se utilizando do animal como se fosse um 'UBER'

  35. User

    Observador escreveu em 09/01/2018 06:15:10:

    Esse policial civil defende a permanência de cavalos e som de paredão na avenida porquê:
    1 - Deve ter um cavalo e gosta de se exibir;
    2 - Não mora nas proximidades do local;
    3 - Nunca vi a polícia civil trabalhando no controle da multidão nestas procissões;
    4 - Deveria ser mais inteligente, como se defende um absurdo desse tamanho, vejamos: muitos, ou quase a totalidade, arreiam seus animais no início da tarde, montam e ficam perambulando a tarde toda na cidade até a hora da procissão, isso tudo neste sol de zero grau, e ainda querem maltratar o animal durante quase toda noite? Rapaz, coloca uma sela em tua costas e pede pra alguém montar e passear contigo;
    5 - Não se faz necessário registro de acidentes graves pra se tomar medidas de segurança pra proteção da própria população e;
    6 - Parabéns aos agentes controladores pela brilhante determinação!

Entre na conversa!

Deixe seu comentário abaixo !

Confirme o código abaixo: