Sistema Scliar de Alfabetização chega a São José da Laje


Participantes da inovação Scliar











Vereador Ricardo Claudino







A Proposta consiste em oferecer programas pedagógicos inovadores baseados em evidências científicas e de fácil acesso para a formação de professores em São José da Laje, incentivando-os a aplicar as novas metodologias para alcançar um pleno letramento em Língua Portuguesa, de maneira contextualizada e inserida no meio em que atuam.

O projeto é disponibiliza aos professores metodologias que incorporem tecnologias de ponta de maneira inter e multidisciplinar no ciclo da alfabetização (do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental), proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O sistema Scliar de Alfabetização vem preencher a lacuna em fornecer materiais alinhados com as descobertas avançadas da neurociência, da linguística e da psicolinguística, e foi desenvolvido para ajudar a prevenir o analfabetismo funcional, na convicção de que isso só será possível se a batalha começar no início da aprendizagem da leitura e da escrita, mais precisamente na alfabetização.

O município considerando o diagnóstico de avaliações externas como a Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA e o monitoramento das suas escolas realizadas por meio do Departamento Geral de Ensino verificou que necessitava priorizar a meta 5 do seu Plano Municipal de Educação. Assim, desde 2016 a temática da Alfabetização passou a ser discutida no município.

“O projeto inova ao propor, para alterar o cenário da educação no Brasil, opera diretamente na capacitação dos professores que atuam nas séries iniciais, instrumentalizando-os com o que há de mais avançado nas Ciências aplicadas ao letramento. Participam ainda da formação os coordenadores escolares e diretores dos anos iniciais.

O sistema foi implantado oficialmente em março do corrente ano e agora o município através da Secretaria da Educação fez a aquisição do material composto por: roteiro para o professor, anexos do roteiro e a cartilha – as Aventuras de Vivi. Essa última – a cartilha - foi adquirida para todos os alunos da rede do ciclo de Alfabetização também. Esse investimento na alfabetização reflete o compromisso com uma educação de qualidade.” Destacou, Professora Ms. Rosiene Omena Bispo, Diretora Geral de Ensino.

 

Por SECOM

São José da Laje/AL

Comentários 0

O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Poste o seu comentário