Sem igual
A charola de Santa Maria Madalena foi, como sempre, uma das mais belas da sua procissão. Responsável pelo maior número de devotos, ela encanta com a sua tez, vestimentas e olhar angelical para a imagem de Jesus Cristo crucificado o tempo todo. Inesquecível o ano de 2024 tendo como homenageada símbolo, a excelsa, eterna padroeira de União dos Palmares, Santa Maria Madalena.
Outro homem
O ex-prefeito Iran Menezes quando a vista a imagem de Padre Cícero se transforma. O blog viu um Iran Menezes agigantado e distribuindo apertos de mão a tropa de devotos, onde muitos deles tem ligação direta com a atual gestão. Mas na hora da chamada do nome dos santos durante a procissão de Sta Maria Madalena, Dr Iran e o filho, Bruno Menezes, correram para são Benedito, cuja devoção foi surpresa para muitos.
Receio
O prefeito Kil de Freitas circulou pouco entre os devotos de Santa Maria Madalena, antes da procissão começar. Um observador revelou pra redação que ele pediu ao segurança de há 7 anos e meio, Vaninho(Fio Maravilha) para andar mais afastado(tipo medida protetiva) e chamou um delegado da Polícia Federal para com ele, andar mais próximo. Essa foi a constatação de muitos na última noite da festa-procissão de Santa Maria Madalena.
Foi visto
Nelito Gomes de Barros se posicionou em local estratégico ao lado do áulico-professor, João Nunes, para ver a procissão passar. De acordo com nossas fontes, nenhum outro membro da família Gomes de Barros foi visto no evento, bem como não há registro fotográfico do ex-deputado ajudando a levar o mastro ou se espremendo todo, na condução da charola de Santa Maria Madalena no seu dia.
Viva São Sebastião
O pré-candidato a prefeitura de União dos Palmares enm 2024, Sebastião de Jesus, deixou o interior da matriz de Santa Maria Madalena carregando o andor de São Sebastião tendo a ajuda do seu filho Matheus na linha de frente. Em seguida, membros da família de Sebastião de Jesus com o cunhado, professor Francisco Viana, correndo atrás de alcançar a charola, que já deixava a matriz para ganhar as ruas da cidade.
Tradição
A organização que acontece todos os anos, da charola de São Sebastião é, um ato de devoção da família Jesus que vem desde o patriarca, seu Panema que morava a fazenda Taquarana. Lá, ele enfeitava a charola ao lado de dona Maria, sua esposa e alguns devotos do protetor da família. Depois, ela vinha da fazenda que fica depois de Santa Fé direto para a igreja de Santa Maria Madalena, sempre numa charrete até seu Panema - já falecido, com os filhos, participar da procissão. Isso tem mais de 50 anos.
Na porta
A Praxedada toda, mãe, tios, netos, vô Zezinho e o anfitrião Zé Praxedes, optaram por esperar o cortejo da procissão na porta da casa de seu Zezinho, que há mais de 60 anos, a rua Antônio Arecipe - Cangote, vem sendo rota da fé, onde na porta Santa Maria Madalena passa todos os anos. A única mudança este ano, foi a Praxedada toda vestir branco para ver a charola da padroeira de União dos Palmares, passar bela e radiante nos ombros de seus fiéis.
Notável
O padre George Lourenço se revelou um tremendo mestre de cerimônia ao chamar um-a-um dos santos que estavam nas mais diversas charolas no interior da matriz de Santa Maria Madalena para participar da procissão da excelsa. Ele só pecou na hora de convocar a do padre Cícero, onde o padre George pegou o microfone sagrado e agradeceu de maneira apaixonada ao prefeito Kil de Freitas pela doação da charola que mais parecia um estandarte de momo. Kil de Freitas, trocou o sacríficio dos fiéis de levar o andor nos ombros por uma espécie de carro alegórico cheinho de rodinhas. Para muitos, o prefeito de União dos Palmares desgraçou a beleza da charola-homenagem a Padre Cícero Romão Batista.
Por fora
Observadores notaram a ausência de Zé Alfredo, fervoroso fiel de Santa Maria Madalena com Padre Cícero na procissão do dia 2. O político foi visto ao lado de um primo, mas tudo muito equidistante. Perdeu a fé, ex-vice-prefeito, quis saber um eleitor de ZA.
Confirmou
Ex-manda chuva da igreja católica de União dos Palmares, o ex-padre Clerinaldo Lira foi visto na matriz que ele tanto comandou em União dos Palmares, vestindo preto e na frente a imagem gigante do padre Cícero, de quem ele abriu as portas para o patriarca do Nordeste crescer em devoção no município. Deve-se ao ex-padre Clerinaldo a edificação da matriz de Santa Luzia que acabou virando padroeira do bairro Nilton Pereira. Numa conversa quase demorada entre o vereador, Almir Belo e ele, Clerinaldo confirmou que será candidato a vereador em União dos Palmares pelo MDB onde pretende ocupar a vaga de Almir Belo, o vereador que mais tem viagem, depois de Dr Iran Menezes, ao Juazeiro do Norte no Ceará.
Até as próximas rapidinhas, amigo!
Comentários