A cada dia que a prefeitura municipal de União dos Palmares não tem políticas públicas voltada para moradores em situação de rua. Nos 16 anos de gestão de Kil de Freitas, a seis meses para acabar seu mandato, o quadro é de miséria e nessa extrema pobreza, para Kil de Freitas e sua esposa, secretária municipal de Assistência Social, tudo é visceral.
Comiserado pela desgraça alheia, o professor Paulo de castro Sarmento segue em alerta permanente e diante da desgraça alheia, vem registrado a relação que passou a ser natural entre pessoas-animais e abandono no município. O quadro se agrava, quando se constata morador em situação de rua tentando recuperar as energias num suposto sono reparador em calçadas, no coreto da praça padre Cícero com Nossa senhora de Fátima. Eles dividem espaço entre cães que famintos disputam alimento para sobreviver, cuja dignidade que poderia ser devolvida pelo governo municipal, a cada dia se distância muito, mas muito mesmo.
Notificado, o presidente do Conselho de Assistência Social busca mostrar para a sociedade a sua independência na função, mas prevarica ao adotar a letargia como lema. Incapaz de chamar o feito a ordem para a realidade local, acionando o Ministério Público de Alagoas para constatar o óbvio. Na gestão Zé Pedrosa, foi criado no bairro Roberto Correia de Araújo a casa da sopa. Ambiente que assistia moradores de todas as origens com um prato de sopa quente, desfeito pelo prefeito Kil de Freitas que optou por construir um CRAS, cuja ineficácia é liquida e certa.
Nessa luta pela vida, pela sobrevivência do irmão, na cidade não existe uma ONG que cuide do assunto, e longe de se identificar uma instituição religiosa-evangélica ou similar que enfrente o quadro de abandono que vivem pessoas entre 20-60 anos em União dos Palmares. Precisamos de gente que diga mais sim, do plante o não ou negue direitos e deveres de cidadania plena e absoluta.
Miseráveis dividem espaço com boêmios e animais no coreto da praça de Fátima com Padre Cícero
Relação clientes dos barracos que bebericam virou cenário comum aliado a indiferença do prefeito Kil com a mulher, Gabriela Freitas
Nas calçadas, eles enfrentam o frio e a chuva nas madrugadas
Libelo entregue a ineficiência gestão pelo professor Paulo de castro Sarmento
Paulo de Castro: Noites insones com o quadro de miseráveis em União dos Palmares
Comentários