O Procon Maceió autuou 11 estabelecimentos comerciais da Capital após constatar infrações ao Código de Defesa do Consumidor durante fiscalização da venda de produtos e serviços alusivos ao Dia dos Pais. O número representa 68% dos estabelecimentos comerciais visitados desde o início da ação, na terça-feira (6), até a manhã desta quinta-feira (8). Entre as irregularidades encontradas, a principal foi a ausência de informações de preços dos produtos expostos nas vitrines, de forma clara e visível para o consumidor.
A segunda principal irregularidade registrada foi a prática abusiva de impor valor mínimo para realizar o parcelamento das compras para o consumidor. Alguns estabelecimentos também não deixavam visíveis informações sobre as modalidades de pagamento que aceitam. Outra infração constatada foi a ausência de um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e da indicação do telefone do Procon.
A ação prossegue até o final de semana nos Shoppings Centers, Centro de Maceió e demais estabelecimentos comerciais da capital. O Dia dos Pai será comemorado no domingo, 11 de agosto. As equipes que atuam na fiscalização inspecionam uma série de obrigações legais do fornecedor, como disponibilizar um exemplar do CDC para consulta, exposição de todos os preços, produtos com rótulos e etiquetas em língua portuguesa, prazo de validade em dia e informação clara sobre formas de pagamento, trocas e fila preferencial.
O consumidor pode entrar em contato com o Procon Maceió em caso de dúvidas, reclamações e denúncias através da ligação gratuita 0800 082 4567 ou pelo whatsapp (82) 98882-8326.
Jatiúca: Av. Pio XII, 350 - 8h às 12h (Estácio)
Cruz das almas: Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017 - 8h às 12h (Unima Afya)
Farol: R. Íris Alagoense, 458 - 8h às 14h (Cesmac)
R. José de Alencar, 511 - 8h às 12h/ 14h às 17h (Uninassau)
Barro Duro: Av. Muniz Falcão, 1200 - 8h às 13h (UMJ)
Tabuleiro dos Martins: Av. Durval de Góes Monteiro, 9757 M - 8h às 14h (FRM)
Procon autuou estabelecimentos comerciais da capital
Comentários