Dando sequência às ações do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, inaugurou, nesta sexta-feira (16), uma Sala de Apoio à Amamentação. O serviço é voltado para as servidoras que retornam da licença maternidade e desejam continuar amamentando seus filhos.
As Salas de Apoio à Amamentação são espaços em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, possa fazer a ordenha das mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, após o horário do expediente, levá-lo para casa, visando oferecer ao bebê. Elas também atuam como um local para que a amamentação ocorra, caso os bebês sejam levados por alguém da família até o local.
É importante ressaltar que o leite coletado nestes espaços, que são regulamentados pelo Ministério da Saúde (MS), com serviço executado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é mantido em um freezer. Neles, a temperatura é controlada, com uma etiqueta identificando o vidro com o nome da mãe, a data e a hora da coleta.
A diretora geral do HRM, Geane Vergeth, explicou que a Sala de Apoio à Amamentação foi projetada para reforçar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. De acordo com a gestora, o ambiente foi especialmente planejado e decorado para proporcionar o maior relaxamento e conforto mental da mãe no momento da ordenha do leite.
Com a abertura da Sala de Apoio à Amamentação do HRM, nossas servidoras ganham um local adequado e preparado para que possam continuar cumprindo sua missão como mãe, em um ambiente planejado para seu conforto e segurança. Toda a gestão do HRM segue em seu comprometimento de garantir um ambiente de trabalho seguro e atento às necessidades de nossos colaboradores", reforçou a diretora.
Comentários