"Deus eterno e onipotente, que estabelecestes o termo da vida presente para abrir as portas da eternidade, humildemente vos suplicamos que, pela vossa benigna misericórdia, mandeis escrever o nome do vosso servo, João Lyra, no livro da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espirito Santo. Amém. Porque, sabeis, que não estamos aqui para celebrar a morte e, sim, a vida. Não queremos reviver a tristeza da separação e, sim, proclamar a alegria da ressurreição e do encontro definitivo com Deus".
Foi em 12 de setembro de 2021, que João Lyra nos deixou para a vida eterna. Foi morar ao lado do Nosso Pai Criador. Nesses três anos de ausência, União dos Palmares esqueceu da sua importância entre nós, pobres mortais e, da sua importância para o emprego e renda. E, assim, o sofrimento parece ter se perpetuado. Saber, que todos os políticos de Alagoas, tiveram a mão estendida do setor sucroalcooleiro a exemplo de JL e, aqueles que não tiveram a sorte, babavam em ter. Ao menos um minuto com o industrial que revolucionou Alagoas nos mais diversos quesitos.
João Lyra morreu com 90 anos de idade, me parece ter feito tudo na vida, até amar incondicionalmente União dos Palmares, cidade em que ele a cada dia 2 de fevereiro alimentava o culto de homenagear a excelsa padroeira da terra que ele mesmo dizia ter investido muito, ou quase tudo. Quando o hospital São Vicente de Paulo se afundava em sua eterna crise financeira, a mão poderosa do setor industrial era inclinada para a direção do hospital até passar o comando-geral do HSVP para JL gerenciar. Era um sonho. Não deu certo.
João Lyra ousou construir um hospital novo e fez festa, nos enchendo de alegria, mas esbarrou na burocracia da falta de propósito daqueles que não queriam. Melhor era o São Vicente, até seu fechamento velado. Hoje temos o HRM, graças a visão do eterno governador, Renan Filho, hoje sendo da República licenciado para comandar o ministério dos Transportes do presidente Lula. Laginha de Dr João Lyra. O sonho acabou, os oportunistas ancoraram nas terras onde a nossa economia sempre foi pujante e pulsava na geração do emprego e renda de um município chamado União dos Palmares.
Pena que ninguém discute a volta da Usina Laginha. Pena que eles que querem a cadeira número 1 do centro administrativo Zumbi dos Palmares, sequer, levante a lebre de que uma geração era feliz e não sabia.
"O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
(Ivan Nunes)
Colaborou - Celebração da Esperança
Industrial João Lyra - criador da usina Laginha de União dos Palmares-AL
Comentários