União dos Palmares entra na sua fase de comemoração de sua padroeira, Santa Maria Madalena. Com a procissão do mastro, os moradores reverenciam o dia da excelsa, num clima de êxtase e euforia religiosa. Com 20 metros de comprimento, o mastro é o maior símbolo de fé, desde 1937, quando Basiliano Sarmento instituiu que houvesse um madeiro para no mais alto dos píncaros colocar uma bandeira com a efígie da santa de sua proteção, Santa Maria Madalena. Na época ele conta que recebeu uma imagem de um rosto belo e que o doador teria identificado como a primeira pessoa, a ver Jesus Cristo ressuscitado.
"Fiz a doação ao pároco da cidade, por achar que ela na igreja refletia fé aos palmarinos", disse Edson Moreira, escritor e estudioso do município de União dos Palmares. A procissão terá o seu início logo mais às 17h em ponto. O mastro já se encontra no começo da avenida Castelo Branco, mais conhecida como Juvenal Mendonça. Membros do terço dos Homens no meio da semana, extraíram o madeiro gigante de uma chácara na região da Sementeira e com a ajuda de um caminhão guincho levaram para o seu lugar, onde há mais de 50 sai do mesmo lugar, nos 190 de existência. O mastro já saiu da antiga rua do Jatobá, da Várzea Grande; rua Nova e Terrenos até ficar por mais tempo no Castelo Branco.
Padre George Lourenço celebrará uma missa editada, antes do madeiro deixar o lugar, cuja pintura em branco já foi concluída. Viva, Santa Maria Madalena!
Comentários