A procissão do mastro de santa Maria Madalena se revelou este ano na maior manifestação religiosa da Zona da Mata alagoana. Não pela quantidade de fiéis, mas, pela devoção à excelsa padroeira do município, cuja reverência é notória pela expressão de cada devoto que canta louvores, gritam o nome da santa homenageada e formulam pedidos em forma de mensagens no madeiro de pouco mais de 20 metros de comprimento. São fitas nas mais diversas cores e escritos no tronco do mastro com os mais diversos pleitos de intercessão de Santa Maria Madalena a Jesus Cristo filho do nosso pai criador chamado Deus.
"Es te ano, nem mesmo a forte temperatura inibiu a presença das mais de 5 mil pessoas na procissão do mastro. É um ato penitencial que se repete todos os meses de janeiro nos seus exatos 190 anos. Uma simbologia cada vez mais determinada por uma gente que não perde a fé na tradição de lembrar o mês de Santa Maria Madalena", disse o sociólogo e jornalista, José Roberto Ventura, ouvido pelo blog.
A presença de políticos em nível estadual neste primeiro dia de festa em União dos Palmares não teve. Dava-se para contar nos dedos a presença do ex-prefeito da cidade, alguns vereadores do município, do atual prefeito Junior Menezes com sua família, de Sebastião de Jesus e Bruno Lopes que disputou a prefeitura em 2024, pois a festa mesmo foi feita pelo povo da cidade que nas esquinas, praças e a pé, seguiram o trajeto de 8 quilômetros da rua Juvenal Mendonça até a praça Basiliano Sarmento, local onde o mastro foi erguido com a ajuda de homens renovados pela fé. A procissão da bandeira que dá início ao novenário será dia 23, as 19h saindo da casa paroquial, localizada na rua Santa Maria Madalena, centro.
Mastro sendo erguido por fiéis de Santa Maria Madalena neste domingo,19
Comentários