O final de semana do prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, foi de reuniões com setores de seu governo que precisa reagir a infestação de moscas na cidade. Num vídeo, 4 vereadores se alternam para dizer que a culpa do inseto, deve-se a um roçado, onde moradores utilizam uma área a margem do riacho Canabrava, com plantações de milho cuja safra não cabe dentro de uma Kombi.
O chorume, líquido resultante da decomposição do lixo, com forte odor, procedente da matéria orgânica em decomposição presentes em aterros sanitários, que tem escorrido para dentro da roça, cuja colheita do milho já foi feita tem meses. Faltou aso vereadores, Ricardo Praxedes, Elvis, Gustavo e Nenzinha Gomes, dizer que tudo aquilo é fruto do acúmulo de lixo da cidade, que deixou de ser levado para Pernambuco ou até mesmo Pilar, na gestão do ex-prefeito Kil de Freitas, e que Júnior Menezes ao assumir, assumiu o erro de manter caçambas e mais caçambas de lixo doméstico no mesmo ambiente, até a chegada das chuvas.
Atacar as moscas é colocar um ponto final no lixão que foi criado em uma rua que fica entre o riacho Canabrava e o bairro Nilton, num trecho de mais de 300 metros nada mais", disse um morador do bairro e dono de entreposto de laranja, que falou sob a condição do anonimato. Os moradores da região dos Frios, vizinhos mais próximo do Nilton Pereira, vivem uma crise de saúde pública provocada pelas moscas. "São vídeos e mais vídeos nas redes sociais, tendo Júnior Menezes como responsável.
"Estamos aqui ao lado da governança(figurante nesse governo) do secretário municipal de Saúde, Petrúcio Vanderley, Claudionor do Meio Ambiente trabalhando para reverter essa situação das moscas, disse Júnior Menezes num vídeo gravado no gabinete de trabalho dele. Noutro, ele pisoteia uma plantação de feijão com milho para dizer que veio constatar. O vídeo é curto e não é possível concluir sua linha de raciocínio que precisa de ação, nada mais.
"Todos os prefeito tiveram problemas com as moscas. Menos Afrânio Vergeti, Manoel Gomes de Barros, e Iran Menezes, mas, Zé Pedrosa tendo como vice, Kil de Freitas, e na gestão do próprio ex- prefeito, Kil de Freitas, as moscas fecharam o tempo. Na gestão Zé Pedrosa, Adelino Ângelo era o diretor do Saae, aquela autarquia que o ex-prefeito, Kil de Freitas vendeu a Verde Alagoas, pois Zé Pedrosa, montou uma força tarefa para combater a larvas e, assim, o inseto recebeu altas dosagens de um remédio de nome "Agita", mas a solução caseira mesmo é misturar vinagre e bicarbonato de sódio e aplicar nas áreas infestadas, pronto", disse o observador.
Marcos Lobo, gestor de resíduos, mas que está na função errada no governo Júnior Menezes, foi um das vozes que somadas a tantas na gestão do saudoso prefeito, Zé Pedrosa, diminuiu o ciclo das moscas, já que elas não podem ser exterminadas em função do equilíbrio ambiental, mesmo causando repulsa em muitas pessoas, elas são uma das espécies mais abundantes do planeta, desempenhando um papel essencial no equilíbrio ambiental, por servirem de alimentos para aves e aranhas e, auxilia no na polinização de plantas. Esse inseto, já mexeu tanto com a cabeça dos prefeitos que até técnicos especializados no assunto, foram contratados para minimizar o problema.
Comentários