A próxima eleição de deputado federal em Alagoas é considerada, desde já, como a mais difícil da história. Isso no cenário atual, com 9 vagas. E se o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não cair e de fato a redução para 8 vagas na representação do Estado na Câmara dos Deputados for confirmada, a disputa será ainda mais acirrada.
Dos atuais 9 deputados federais todos têm amplas chances e reeleição. Todos, exceto Paulão do PT. Ele já avisou que será candidato ao Senado no próximo. Depois de vários mandatos consecutivos, como vereador de Maceió, deputado estadual e deputado federal, o petista quer fechar a carreira num novo patamar. É tudo ou nada.
Nesse cenário de disputa acirrada, a “surpresa” pode vir do grupo do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL). O ex-deputado João Caldas, pai dele, continua circulando bem na capital e interior e tem a seu favor o fato do filho poder ajudar a estrutura do município para ajudar na sua eleição.
Se JHC decidir lançar o pai, dando a carga necessária João Caldas pode ser um dos poucos, senão o único sem mandato a conquistar vaga de deputado federal no próximo. Tudo vai depender da estratégia.
Se os Caldas decidirem montar chapa como fizeram em 22, terão que calibrar melhor a mão. Mas tudo indica que desta vez eles poderão buscar uma composição mais favorável em outro partido. Mas essa é outra história, diz o jornalista que escreve diariamente na Gazetaweb.com, Edivaldo Júnior.
Comentários