Natural de Capela, município importante da Zona da Mata alagoana, Rosiber Oliveira de Melo, Engenheiro Civil do DER, foi o primeiro prefeito de União dos Palmares, chefe de residência da autarquia no município. Nascido no dia 1 de novembro de 1945, se estivesse vivo hoje, completaria 80 anos. Faz 9 anos de seu falecimento e o seu corpo está sepultado em Maceió no cemitério de Nossa Senhora da Piedade.
Rosiber Oliveira de Melo, foi um dos mais simpáticos diretores do DER de União dos Palmares, com sede no prolongamento da avenida Monsenhor Clovis Duarte, onde hoje funciona a base do Corpo de Bombeiros Militar. E, todo esse seu carisma, lhe abriu a porta para se tornar prefeito do município.
Apoiou a candidatura para prefeito de Manoel Gomes de Barros e se tornou no pé quente da época. Humilde, rapidamente conquistou a Zona Rural de União dos Palmares, apontado como setor decisivo nas eleições de União dos Palmares, a exemplo de Rocha Cavalcante que definiu muitos pleitos.
O nome de Rosiber Oliveira de Melo, nasceu na política, fruto de uma sucessão natural do então prefeito, Manoel Gomes de Barros, cujo governador era Divaldo Suruagy, já falecido. Rosiber acompanhava todos os comícios de Manoel Gomes de Barros em 1977 numa disputa acirrada que teve contra o educador, José Correia Viana, cuja vitória foi de apenas 106 votos. Rosiber participava dos comícios cantando a música de campanha de Mano, na caçamba da D-10, possante da época ao lado dos correligionários do candidato.
Num tempo onde o DER era uma espécie de Secretaria de Obras do Município, sempre disponibilizando para os eleitores, caçambas de barro e areia, máquinas motoniveladora para abrir estradas na Zona Rural além da mão de obra dos trabalhadores do órgão. Longe da vigilância eleitoral que era firme, pois Rosiber era o candidato apoiado pelo governo.
Rosiber Oliveira de Melo disputou a eleição contra Claudionor Araújo; Pedro Barbosa e Pedro Solinha. Os três tiveram como vice, a ex-primeira-dama, Cristina Vergeti, onde naquela época a legislação eleitoral, permitia esse tipo de aliança política.
No curso da campanha, Rosiber ganhou o nome de prefeito que vale por 3, numa clara demonstração de superioridade política aos três candidatos da oposição. No final do pleito, deu Rosiber Oliveira de Melo, prefeito de União dos Palmares. Anos depois, Dr Rosiber Oliveira de Melo, indicou de maneira natural, o nome de Dr Iran Menezes, também engenheiro civil e diretor-geral da sede do DER de União dos Palmares. Ele venceu Manoel Gomes de Barros, com apoio do então governador, Fernando Collor de Mello, numa eleição além de histórica, memorável. A homenagem da redação a Rosiber Oliveira de Melo, ex-prefeito de União dos Palmares(in memoriam).
Ex-prefeito de União dos Palmares, Rosiber Oliveira de Melo - faria neste 1º de novembro de 2025, 80 anos
Rosiber Oliveira de Melo teve como companheiro de chapa, Joé Bizerra que era vereador, já falecido
Comentários