Líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual, Sílvio Camelo foi o autor do Projeto de Lei Ordinário que denomina a nova unidade de ensino com o nome de escola Estadual, professora, Maria Nilda Leão Praxedes. De acordo com o deputado do Partido Verde, a denominação é um ato de justiça e de resgate da memória de uma mulher que, através do magistério, semeou um futuro de mais oportunidade para sua comunidade. É também, uma forma de inspirar as futuras gerações de estudantes e educadores que frequentarão aquele espaço, para que vejam no exemplo da professora Maria Nilda a personificação do compromisso com um ensino de qualidade e com a valorização do ser humano.
A matéria foi encaminhada a Segunda Comissão de Constituição e Justiça e Redação que teve como relatora a deputada estadual, Cibele Moura. A propositura legislativa rende justa homenagem a uma dedicada educadora e figura exemplar da sociedade palmarina, a professora, Maria Nilda Leão Praxedes. A escolha de seu nome para este importante equipamento de ensino, representa o reconhecimento de uma vida dedicada a educação e a formação de cidadãos.
De acordo com o deputado, Sílvio Camelo, a professora Maria Nilda Leão Praxedes teve em sua trajetória profissional no magistério, um pilar de igual importâncias e de profundo impacto para a comunidade de União dos Palmares, pois sua atuação como professora, deixou um legado de amor ao conhecimento e de comprometimento com o desenvolvimento intelectual e humano de inúmeras gerações de palmarinos.
O deputado Camelo destacou ainda que a biografia da homenageada confunde-se com a própria história de educação no município, em um tempo de desafios e recursos limitados, onde a professora Maria Nilda destacou-se pela dedicação incansável pela sua didática afetuosa e pela sua firme convicção no poder transformador da educação, para além da transmissão de conhecimento formais, ela soube inspirar em seus alunos valores como ética, a cidadania e o respeito, contribuindo assim, de forma decisiva para a construção de seus projetos de vida, refletindo nos profissionais que ajudou a formar.
A lei entrou em vigor no dia 23 de outubro de 2025 onde ficou denominado escola estadual, professora Maria Nilda Leão Praxedes, localizada na avenida Monsenhor Clóvis Duarte com José Bezerra Montenegro.
Dona Nilda Leão Praxedes - virou nome de escola da rede estadual em União dos Palmares
Comentários