Aprovado em 1° turno projeto que institui o Dia Estadual do Gari
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, os parlamentares analisaram 35 matérias presentes na ordem do dia, entre elas o projeto de lei ordinária nº 1745/2025, que institui o Dia Estadual do Gari, a ser comemorado anualmente em 16 de maio. De autoria do deputado Remi Calheiros (MDB), o projeto foi aprovado em 1º turno.
A data escolhida já é reconhecida nacionalmente como Dia do Gari. "O estabelecimento do Dia Estadual do Gari representa um importante passo para combater o processo de invisibilidade social, promovendo o reconhecimento e a valorização de uma categoria profissional que desenvolve atividade de alto desgaste físico e de fundamental importância para a coletividade", justifica o parlamentar.
As atividades previstas poderão incluir: campanhas de valorização dos profissionais da limpeza urbana; ações educativas em escolas e espaços públicos sobre coleta seletiva e preservação do meio ambiente; palestras e seminários sobre segurança no trabalho e saúde ocupacional; e o reconhecimento público dos trabalhadores da categoria. O projeto ainda precisa passar por mais uma discussão e outro turno de votação, antes de ser encaminhado ao Poder Executivo para se tornar lei.
Comentários