O maior símbolo do catolicismo de União dos Palmares já está no lugar. Em 50 anos, ele nunca chegou antes da virada do ano, o que representa um excelente prenúncio. A procissão do mastro já tem dia marcado, 18 de janeiro, a partir das 16h, como recomenda à tradição Ele sai do final da rua Castelo Branco, conduzindo por ombros fiéis da padroeira. O mastro já mudou de local em sua história, duas vezes. Uma partiu da rua do Jatobá, não deu certo e a segunda vez da Sementeira. Foi na gestão do pai de Manoel Gomes de Barros, Dr Antônio, então governador de Alagoas.
A escolha da rua Castelo Branco, não tem uma justificativa plausível a decisão ou, por que se decidiu sair daquele espaço. O mastro é um desejo entre católicos. Sempre tomado por uma promessa dos fiéis de Santa Maria Madalena. Ainda com o instituto do juiz da festa, ele sempre foi levado até o pátio da igreja da excelsa - expressão popularidade pela radialista, atriz e cantora, Lurdinha Macena, já falecida, nos ombros em revezamento.
Na tarde em que o mastro é levado para a matriz de Santa Maria Madalena, o trajeto de 8KM leva um tempo entre 10-13 minutos, não mais que isso. Com o advento da internet, um conjunto de lâmpadas que iluminam o corpo do mastro, que pouco mais de 22m, é colocado até a sua cabeceira. Na história desse evento religioso, apenas 1-2 vezes houve engancho da gambiarra, sendo necessário um fiel corajoso subir até o topo e nessa escalada, um despencou do meio do mastro mas não se feriu, pois ele foi apoiado pelos braços de várias pessoas que estavam no local, versão que a jornalista e historiadora, Genisete Lucena não confirma.
Até 18 de janeiro de 2026, o mastro fica a disposição das pessoas devotas para visitação. Outros fazem pedidos, enviam mensagens aos céus, fazem selfies do símbolo católico do município de União dos Palmares, no período de reverência à Santa Maria Madalena. Este ano, o mastro foi doado pelo servidor aposentado da Ceal, José Alves.
Colaborou o jornalista decano, Antônio Aragão Pereira, editor-chefe da Tribuna União de União dos Palmares.
Devoto de Santa Maria Madalena faz selfie diante do mastro 2026
Voluntários do Terço dos Homens fazem limpeza do mastro para pintar em seguida
Comentários