O corpo do quilombola, José Pereira da Silva, conhecido como Dudé, que residia na comunidade de Quilombo Muquém, Zona Rural de União dos Palmares, foi sepultado na manhã desta terça-feira,20, no cemitério Campo Santo dos Palmares. Ele foi lembrado pelos amigos como um exemplo de vida, resistência e de luta por igualdade em suas crenças, cultura com senso de identidade e pertencimento. Pereira, foi o primeiro morador do Muquém a defender uma candidatura para vereador, na eleição que resultou na vitória para prefeito, do engenheiro, Iran Menezes..
A sua morte, foi considerada por muitos na comunidade, como a perda de um líder quilombola, que defendeu Muquém com afinco. Dudé tinha 68 anos de idade e na virada do ano, ele participou de uma festa onde comemorou a chegada de 2026 com bastante entusiasmo. Ele trabalhava com um dos seus filhos, o Célio Pereira, último diretor-geral do Saae de União dos Palmares, antes de ser vendido pelo prefeito, Kil de Freitas a Verde Alagoas.
Amigos de Dudé disseram a nossa reportagem que no dia 2 de janeiro, ele acordou cedinho e foi cortar capim para alimentar os animais numa área próxima a AL-205, a rodovia Mário Gomes de Barros, mais conhecida como estrada da laranja.
Segundo testemunhas, passava das 9h da manhã, quando Dudé se sentiu mal e caiu de costas, batendo com a cabeça numa pedra próximo a plantação de capim. Populares viram o desmaio de Pereira, como ele era conhecido e foram até o local onde ele estava desmaiado. Ele foi levado para o Hospital Regional da Mata(HRM), onde ficou na área vermelha com suspeita de traumatismo Craniano. Dudé, lutou muito para se manter vivo até sofrer uma parada cardíaca numa das enfermarias do hospital, vindo a falecer 19 dias depois do acidente que resultou na morte da mais expressiva liderança política da comunidade quilombola de Muquém.
O prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes enviou coroa de flores para os familiares de José Pereira, num gesto de condolências ao ex-servidor da prefeitura municipal. Já o diretor-presidente do DER, dr. Iran Menezes esteve na residência de Dudé onde conversou com os seus familiares. O prefeito Júnior Menezes, por sua vez foi representado pelo irmão, Bruno Menezes que esteve acompanhado das irmãs, Camila e Patrícia Menezes.
Caixão com o corpo de Dudé deixa sua residência e em cortejo é levado para cemitério de União dos Palmares
Comentários