Ladorvane Cabral foi candidato a vereador pelo MDB, que em União dos Palmares era liderado pelo saudoso prefeito, Afranio Vergeti. Ele com Marcos Aurélio, disputavam o voto do público jovem que em 1977 já era bastante participativo. Quando um era anunciado primeiro que o outro para falar no palanque - em cima de um caminhão, era um silêncio total, digamos: De cemitério entre os eleitores da oposição que lotavam cada espaço carregado por vez em caminhões, caçambas, C-10. Muitos chegavam até de pé.
Na época, tanto Ladorvane quanto Marcus Aurélio(candidatos para vereador) faziam boas falas. Marcus era servidor da extinta Usina Laginha, atuava no escritório, ele era um galalau, mas dava um tom com uma espiritualidade, um bom humor, um sarcasmo incrível. No final, cada um soltava uma piada antes de devolver o microfone para o saudoso radialista J Maria, apresentador oficial de campanha do Afrânio Vergeti. Era sempre, sensacional ouvi-los.
Ladorvane Cabral foi eleito e Marcus Aurélio que residia no bairro de Fátima de União dos Palmares, não. Uma perda sentida por este humilde jornalista que acompanhou de perto a trajetória dos dois na época. O ano era 1982-1988. Foi a última vez que o mandato era de seis anos. Depois ganhou Rosiber Oliveira de Melo, para prefeito, ele, candidato apresentado pelo eterno governador Manoel Gomes de Barros. Rosiber ganhou dos seus concorrentes: Pedro Solinha, Dr Dermeval e Claudionor Araújo. O vice de Afrânio Vergeti na época era Joé Bizerra.
Ladorvane Cabral, personagem desta reportagem seguiu com sua atuação na Câmara Municipal de maneira espirituosa e corajosa. Travava com o jornalista Antônio Aragão grandes debates, ora por vez, com Rubens Holanda ou Antônio Alencar Gonçalves(Tonheiro). Sempre falas inteligentes, nada de bobagens ou votos de feliz aniversário em plenário.
Ladorvane desistiu da política e desencantado com ela voltou a ser repórter-fotográfico, profissão herdada pelo pai, senhor Lindolfo Cabral, com quem tive a honra de ser seu funcionário - tipo menor estagiário, onde tomei gosto pela fotografia.
Ladorvane Cabral nos dias atuais, mantém uma página no Facebook, das mais lidas. Por lá, ele destaca o obituário das pessoas de União dos Palmares.
Ladorvane Cabral: visionário e excelente discurso em plenário
Comentários