07/01/2020 Por Ivan Nunes

Arte popular de Irinéia do Muquém ornamenta apartamento do governador Renan Filho; tem vídeo



 

O Muquém sempre foi na sua essência um celeiro de artesãos e artesãs com trabalho em barro que vai desde o utilitário - panelas, chaleiras, cuscuzeira - até a arte em cabeças, pequenas imagens, estátuas e a dança quilombola. Os trabalhos de dona Irinéia Nunes são os que mais chamam a atenção e elas ganharam uma maior amplitude com a chegada do ex-reitor da Uneal, Jairo Campos à União dos Palmares.

Esta semana o governador Renan Filho reuniu João e Davi, seus dois filhos para falar do talento dessa artesã que já expôs sua arte até na França (Paris). O governador disse num vídeo que o blog teve acesso, que ao lado de sua esposa, Renata, possui imagens feitas por dona Irinéia, mulher guerreira e que virou patrimônio imaterial no seu governo graças ao que ele constatou nessa artesã natural de União dos Palmares.

João e Davi revelaram o desejo de conhecer pessoalmente Dona Irinéia Nunes, em União dos Palmares e no final do vídeo o governador Renan Filho fala com orgulho de ter em sua casa uma cabeça feita por dona Irinéia, numa arte popular que ele se revelou um grande admirador.

Comentários

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes