19/01/2020 Por Ivan Nunes

Procissão do mastro teve mais fiéis à cavalo em União dos Palmares

A procissão do mastro de Santa Maria Madalena, padroeira dos católicos de União dos Palmares, se revela cada vez mais numa celebração surpreendente a cada ano.

Nem mesmo o forte calor impediu a participação de seus fiéis na condução do madeiro de eucalipto nos ombros de um ponto da cidade até o pátio da matriz da excelsa, num percurso de quase 6 quilometros.

Este ano a participação de cavalos superou os últimos 15 anos e olhe lá", disse o vendedor João, que teve todo seu estoque de picolés consumido durante o ato litúrgico que o mastro representa para o catolicismo.

Deve-se muito a participação da Cavalaria da Polícia Militar o sentimento de organização entre o madeiro de 19 metros de comprimentos dos cavaleiros e amazonas que vem logo em seguida. Algo muito lato senso para em seguida virem as motos, bikes, ambulâncias, veiculos pequenos os refratários da fé.

O prefeito Kil de Freitas ladeou durante todo o percurso da procissão os deputados estadual, Paulo Dantas e Isnaldo Bulhões, federal; ambos do MDB.

Entre acenos e votos de boa tarde, este se torna no segundo ano seguido em que eles marcam território em União dos Palmares.

Passava das 18h quando o mastro foi colocado numa base de sustentação no pátio da matriz cuja bandeira com a efígie de Santa Maria Madalena será erguida nesta terça-feira,21, dando assim, início aos festejos de Santa Maria Madalena, a protetora mais longêva da Zona da Mata.

 

Comentários


Esforço e fé na procissão do mastro cujo público reuniu para mais de 8 mil pessoas


Mastro 2020 foi uma doação do ex-governador Manoel Gomes de Barros


Mastro de santa Maria Madalena em 2020


Prefeito Kil de Freitas, deputado federal, Isnaldo Bulhões e o estadual, Paulo Dantas durante procissão do mastro

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes