25/03/2020 Por Ivan Nunes

Turbidez inquieta direção do Saae; tem vídeo



 

A turbidez da água do rio Mundaú vem tirando o sono do diretor do Saae de União dos Palmares, Célio Pereira, o Muquém. Ele gravou imagens da qualidade da água que chega na Estação de Tratamento localizada no bairro Jardim Brasília, onde é feito todo um processo de clarificação e, em seguida manda para as torneiras com excelente qualidade.

No filme, com a participação do prefeito Kil de Freitas numa breve fala, Célio Pereira narra o que acontece nos tanques de decantação do Saae assim que a água chega direto da captação, que fica a pouco menos de 5 quilômetros da ETA - Estação de Tratamento de Água.

Kil explica que as fortes chuvas que caem na cabeceira do rio Mundaú tem puxado muita argila para dentro do rio, dando uma coloração barrenta, cujo tratamento demanda de tempo, "daí a falta de água nas torneiras dos usuários do Saae", justifica Kil de Freitas.

O vídeo bem editado, vazou nas redes sociais, já que ele seria remetido para os clientes do Saae pelo WhatsApp da autarquia e teve repercusão positiva entre membros de 50 grupos ouvidos pelo blog.

- Ah, agora estou entendendo por que tá faltando água na minha casa. Barrenta desse jeito nem ver. Quero água tratada. E isso estou vendo agora nesse filme onde a direção do Saae está trabalhando firme", disse um internauta codinominado por MD.

- Bem logo vi. Essa direção nova é firme nos trabalhos. Tinha que está acontecendo alguma coisa e, ninguém de sã consciência abriria o torneirão do Saae para essa água amarelada chegar nas torneiras da gente", disse Marcos Antônio Oliveira da rua República dos Palmares.

- É preciso apenas de um pouquinho de paciência e logo tudo vai se resolver e voltar ao normal o abastecimento nesses bairros onde está faltando água. Não é União dos Palmares toda e que isso fique bem claro, pois estamos trabalhando firmes e queremos assegurar uma água de qualidade, límpida e boa de se tomar", garantiu Célio Pereira.

Comentários


Célio Pereira: estamos agindo para assegurar água de qualidade à população, disse

Jonas Antonio de Freitas escreveu em 26/03/2020 04:30:12:

1. Turbidez
Significado de Turbidez Por Dicionário inFormal (SP) em 29-05-2012
S.f. Estado de um líquido em agitação.
Qualidade do que é turvo, túrbido.
Corrente de turbidez, corrente violenta do fundo dos oceanos com grande quantidade de material (clástico) em suspensão, que pode ter efeito erosivo ou transportador.

Qual é a turbidez da água distribuída em sua casa?

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes