03/04/2020 Por Ivan Nunes

Parque Memorial Quilombo dos Palmares segue fechado

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares continua fechado, segundo determinação da Fundação Palmares em Brasília-DF. Em União dos Palmares, onde o despertar para a Serra da Barriga teve início com o prefeito Afrânio Vergeti e o professor de OSPB e História do Brasil, Dilson Moreira da Costa, nenhuma voz se levanta em defesa da reabertura do Parque e nem que sua administração seja local.

- Nunca tivemos mais de 100 pessoas aqui no Platô ao mesmo tempo, a excessão do 20 de novembro, mas em outras datas nunca se ultrapassou a casa das 20 pessoas.

Daí não tem sentido ele está fechado", disse um turista que veio de Recife-PE passou pelas barreiras sanitárias instaladas no município até ser impedido de subir para à Serra da Barriga.

O que tem chamado a atenção da população é que definitivamente a Serra da Barriga deixou de ter vínculo com a cidade de União dos Palmares no sentido turístico.

Os turistas, antes do coronavírus, passam direto para o Parque Memorial e, no retorno, almoçam no restaurante Baobá de propriedade de Mãe Neide e, cansados, voltam para Maceió.

Outra situação que deixa historiadores locais chateados está ligado ao comando da Serra. Eles dizem que a presença de pessoas de Maceió tem sido grande e, que elas não vivem a cidade, mas que foram se infiltrando, se infiltrando e hoje mais parece ser o proprietário do Parque.

O blog tentou falar com Zezito Araújo, historiador alagoano, mas ele não respondeu nossas chamadas nem mesmo os questionamentos feitos diretamente para o seu aplicativo.

Araújo, foi na gestão do ex-prefeito Rosiber Oliveira de Mello(saudosa memória) grande difusor do legado de Zumbi. Trabalhou pela reforma da casa de Jorge de Lima, o poeta e depois sumiu dessa conjuntura toda que era dominada até a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao PT alagoano e, que agora, ninguém sabe a quem se dirigir.

Comentários


Parque Memorial: segue fechado; visitação poderia ocorrer à cada 5 pessoas


Rosiber Oliveira de Melo e professor Edson Moreira: idealizadores da estátua em granito de Zumbi dos Palmares


Serra da Barriga e Zumbi dos Palmares

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes