08/06/2020 Por Ivan Nunes

Ex-prefeito de União dos Palmares vence Covid depois de 18 dias internado na Santa Casa em Maceió

Predestinado, o ex-prefeito de União dos Palmares acaba de nos dá uma boa notícia pelo WhatsApp. Superou o Covid-19 depois de ter passado 18 dias internado na Santa Casa de Misericórdia em Maceió.

Beto Baia foi eleito prefeito em 2012 com índices de aprovação na casa dos 80% dos votos em cima de uma raposa política, o ex-governador Manoel Gomes de Barros. Os dois representaram a época os melhores quadros políticos, mas venceu Beto Baia com um discurso renovador e com uma simbologia contrária a Mano, a promessa de quebrar as correntes políticas no município, haja vista que Manoel Gomes de Barros sempre representou postura de coronel, manda-chuva absoluto, áustero além da conta.

A convalescência de Beto Baia se deu debaixo de uma preocupação muito grande de amigos médicos, irmãos e pasmem: correligionários que ele plantou em União dos Palmares e não tem tempo ruim que destrua seu legado.

O irmão Wilson Baia que é médico, fez um relato emocionado do quadro clínico de Beto Baia. O blog teve acesso a fala do médico proctologista e transcreve na íntegra para você que não teve a oporunidade de ouví-lo:

- Boa noite amigos, da Confra, da Infância de União dos Palmares. Aqui é Wilson Baia. A Gracinha me pediu para fazer um relato da situação clínica do Beto, Beto Baia.

O Beto, ele fez um exame de sorologia de Covid a aproximandamente 15 dias e mostrou que ele estava com IGG alto e o IGM não reagente, ou seja: isso na interpretação que fazíamos no momento é que ele teria pego a Covid, mas estaria imune, estava assintomático, tava com proteção de anticorpos.

Na verdade, conta o médico Wilson, o Beto começou a apresentar febre e mialgias - dor no corpo todo. Moleza. Ai fez uma tomografia e cinco a seis dias depois o Beto repetiu a tomografia por que ele estava piorando, parecendo cansaço e a tomografia mostrou que realmente houve uma evolução, o pulmão dele começava a ficar inflamado num percentual entre 25 e 50%.

Ai ele entrou com anibiótico, foi iniciado também o uso de cortecóide em altas doses, para ajudar a desinflamar o pulmão.  E ele, a cada dia ia melhorando. Está a 3-4 dias sem febre, já senta, já conversa, mas ainda com catéter de oxigênio, para manter uma saturação igual ou acima de 96.

O cortecóide é em altas doses venosa e, já foi feito por 5 dias, hoje ele está sem o cortecóide, tá usando remédio de proteção de trombose, embolia, com dosagens dobradas e cada dia melhora. Os exames a cada dia revelam melhoras. Tudo leva a crer que sábado ou domingo,7, ele deve está em casa. 

Espero que se cuidem, se cuidem muito, recomenda dr Wilson Baia,. Boa noite à todos, se cuidem. Vamos rezar para Beto sair. Um abraço à todos, um beijo no coração!, finalizou o irmão, Dr Wilson Baia.

A previsão do médico-irmão de Dr Beto se cumpriu. Ele foi liberado neste domingo,7, e foi recebido pelos amigos e parentes com bastante alegria nas mensagens pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.

 

Comentários


Médico Beto Baia governou União dos Palmares de 2012-2016

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes