24/06/2020 Por Ivan Nunes

Prefeitura realiza 25 testes diários para Covid-19

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município de União dos Palmares já realizou centenas de testes para Covid-19 nos últimos três meses, divididos entre os testes rápidos, os exames RT-PCR e os testes sorológicos. Por dia, são 25 testes agendados, mais os testes rápidos e de caráter emergencial.

Mesmo antes da confirmação via exame, as pessoas que apresentam sintomas de Covid-19 são monitoradas pelos profissionais da saúde para garantir a segurança não apenas do paciente como também dos familiares e resto da população. A secretária de Saúde, Geanny Vergeth, garante a segurança do processo “É tudo muito simples, mas muito seguro. Sempre tratamos dos pacientes com muito cuidado e ética profissional. Esse modelo, inclusive, é adotado por vários outros municípios no país” disse. 

Com cerca de 60% dos casos registrados recuperados, União dos Palmares continua lutando para conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, tal como os decretos estaduais. Corredores bancários, limpeza de vias públicas, e as barreiras sanitárias são exemplos de medidas que vêm sendo tomadas pelos gestores.

Para o tratamento, além dos kits com medicamentos, o município também selecionou 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as transformou em Centros de Tratamento de Síndromes Gripais, reforçando o contingente com mais profissionais e medicamentos. Para os casos mais graves da doença, o anexo do Hospital São Vicente de Paulo contará com 20 leitos exclusivos para o tratamento de Coronavírus.

DIAGNÓSTICO

Os exames regulares chamados de RT-PCR são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Maceió a partir da coleta de amostra feita pelos profissionais da saúde do município. Esse teste é realizado após o sétimo dia em que a pessoa apresenta sintomas de Coronavírus. São coletados, por dia, 25 amostras no município mediante agendamento prévio.

Para os casos mais urgentes, o município disponibiliza os testes rápidos que apresenta resultados em até 15 minutos. Esse procedimento é indicado apenas para pessoas que estão apresentando os sintomas mais avançados da doença e que não podem esperar o resultado do exame regular. 

Para os profissionais da saúde, por sua função essencial no combate ao Covid-19, o teste sorológico é aplicado no Laboratório Brasil, tendo resultado com até 1 dia após a coleta do material. Esse teste também é aplicado em idosos, gestantes e pacientes com comorbidades.

Comentários




Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes