29/07/2020 Por Ivan Nunes

Família Vergeti fica de fora das eleições 2020; ninguém herdou o carisma do saudoso Afrânio Vergeti

Primeiro presidente municipal do histórico PMDB(Partido da Movimento Democrático Brasileiro) de União dos Palmares, José Afrânio Vergeti de Siqueira foi o político de oposição mais bem conceituado no município.

Oriundo da região do Sueca, Zona Rural de União dos Palmares, Afrânio Vergetiu foi vereador e presidente da Câmara Municipal.

Se revelou num homem bom de urna e venceu candidatos dificeis a exemplo de Manoel Gomes de Barros para prefeito. Com essa conquista, os dois engataram uma rixa política e pessoal de longos 40 anos.

No final do mandato de Afrânio, Manoel Gomes de Barros encarou o candidato a prefeito indicado por ele, o professor José Correia Viana foi quando Mano venceu apertado, numa espécie de "ter dado o troco". Anos depois, fizeram às pazes para sempre.

Todo esse legado do ex-prefeito Afrânio Vergeti, cuja trajetória é motivo de orgulho para nossa região por ter se constituído no primeiro deputado estadual do século XIX oriundo de União dos Palmares; Afrânio Vergeti foi ainda secretário de estado de Agricultura no governo Moacyr Andrade e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Deixou o cenário político alagoano em 89 quando não conseguiu se reeleger para deputado estadual, pelo PMDB. Afrânio sempre foi Firmeza de Oposição na política de Alagoas.

Passados mais de 50 anos, nenhum membro da família Vergeti conseguiu se tornar seu sucessor e, pela primeira vez na história política de União dos Palmares, nenhum membro da família Vergeti disputará às eleições municipais de 2020 seja para o cargo de prefeito ou para vereador.

Inicialmente, a esposa do saudoso Afrânio Vergeti, primeira-dama, Cristina Vergeti teve seu nome lembrado e até cotado para disputar a prefeitura de União dos Palmares em 2020, mas acabou desistindo sem uma justificativa para o universo de simpatizantes e eleitores, que Afrânio Vergeti construiu na sua vida pública. O que é lamentável!.

Comentários


Dona Cristina Vergeti chegou até a se filiar no partido Cidadania mas, depois, desistiu de sua candidatura

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes