11/08/2020 Por Ivan Nunes

Rede Ricardo Eletro fecha 13 lojas em definitivo em Alagoas; União dos Palmares foi atingida

Começou o processo de fechamento das 13 lojas físicas da Ricardo Eletro, em Alagoas, espalhadas em oito cidades do Estado. O pedido de recuperação judicial da Máquina de Vendas, controladora da rede Ricardo Eletro, foi aceito pelo juiz Tiago Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo (SP).



A decisão afeta as 300 lojas físicas da Ricardo Eletro em 17 estados, demitindo cerca de 3.600 funcionários no país. A dívida da empresa chega a R$ 4 bilhões.



Em julho, Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, foi preso em São Paulo, investigado na operação "Direto com o dono", de combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em Minas Gerais. De acordo com os investigadores, aproximadamente R$ 400 milhões de impostos da rede varejista foram embutidos no preço dos produtos, mas não era repassado ao estado.



Através de nota à imprensa, a empresa informou que assim como grande parte do varejo, sofreu os impactos da pandemia. “Desde janeiro deste ano, a companhia passou a enfrentar diculdades no recebimento de produtos chineses destinados à renovação de estoques, devido à paralisação de fornecedores.

Em seguida, houve um estrangulamento de caixa provocado pelas necessárias medidas de distanciamento social também no Brasil. Esses fatos comprometeram os esforços de reestruturação que a Máquina de Vendas vinha empreendendo”, diz a nota.



Ricardo Eletro foi fundada por Ricardo Nunes no interior de Minas Gerais, em 1989. Ela chegou a ter mais de 1.100 lojas pelo Brasil, com mais de 12 mil colaboradores diretos, sendo a 5ª maior varejista do país em 2011, segundo o ranking elaborado pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado).

Em União dos Palmares, a Ricardo Eletro que funcionava no antigo posto Santa Maria Madalena, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no centro, foi fechada há duas semanas. 

Cerca de 30 funcionários foram demitidos além de alguns colaboradores. O imóvel foi devolvido no começo da semana e de acordo com seu proprietário será posto a placa de aluga-se até segunda-feira,17.

Com agências

Comentários


Ricardo Eletro fechou sua loja em União dos Palmares e mais 12 cidades de Alagoas

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes