28/09/2020 Por Ivan Nunes

Projeto promove escolha da Rainha da Laranja 2020 em Santana do Mundaú

Conhecido como Terra da Laranja, o município de Santana do Mundaú, na Zona da Mata de Alagoas, já chegou a exportar 30 mil toneladas da fruta cítrica para várias regiões do país em apenas um ano. Para propagar essa marca da região, resgatar o evento e valorizar a comunidade, o projeto @edemundau realizou, nesse domingo (27), a final do concurso Rainha da Laranja 2020. Desfile, votação do júri técnico e popular e música fizeram parte da programação de uma live especial.

A ganhadora do título foi a jovem Maria Eduarda Santos, moradora do Sítio Ingazeira. A faixa e a coroa foram entregues pela Rainha da Laranja 1995. A Princesa da Laranja escolhida foi Ellen Vitória, que representou o Sítio Brenhas. Em terceiro lugar ficou Eduarda Félix, que reside no Sítio Ilha Grande. 

Para a vencedora, receber o título de Rainha da Laranja é motivo de muito orgulho. "Senti frio na barriga e nervosismo, mas representar a cidade onde nasci e cresci é um privilégio enorme, porque sempre ouvi falar muito bem de concursos semelhantes e nunca tinha passado pela minha cabeça em participar, já que nossa cidade tem muitas garotas lindas e a concorrência seria grande. Então foi com o incentivo da minha mãe e de uma amiga que me inscrevi. Dei o meu melhor, tive o apoio de muitas pessoas incríveis e o interessante é que não houve um sentimento de rivalidade entre as candidatas, pelo contrário, pudemos nos conhecer melhor e criamos um vínculo que é muito mais que concorrência", afirmou Maria Eduarda. "Sinto uma gratidão enorme por tudo", acrescentou.

As três finalistas desfilaram com os trajes de banho, esportivo e de gala. Os jurados avaliaram traje, desenvoltura e simpatia. Durante a transmissão ao vivo do evento, houve votação pelo Instagram e a comunidade participou da escolha. Com apoio de voluntários e comércio local, o concurso ofereceu a premiação de mil reais para as três candidatas. Devido à pandemia da Covid-19, o evento não foi aberto ao público, mas foi transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube.

O concurso

Há mais de 12 anos, Santana do Mundaú deixou de realizar um concurso semelhante, que já foi organizado por várias gestões do Município e pela Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal). Com o objetivo de resgatar a tradição e valorizar a cultura, o projeto @edemundau lançou a iniciativa no Instagram para eleger a jovem representante da beleza, simpatia e glamour da juventude feminina mundauense. As primeiras etapas de classificação foram a partir do voto popular e a final com a transmissão da live especial. 

O @edemundau é um projeto independente mantido voluntariamente por colaboradores da própria comunidade. O canal visa dar visibilidade a cultura, história e o dia a dia de Santana do Mundaú, além de promover ações sociais e de entretenimento.

"A nossa ideia foi de resgatar um momento que era muito esperado pela comunidade antigamente. Não presenciei nenhuma edição, mas sempre ouvi falar do concurso Rainha da Laranja. Então aproveitando o engajamento dos seguidores do @edemundau e a sugestão de Cida Lima, uma entusiasta da cultura popular, resolvemos organizar. Foi desafiador, porque estamos diante de uma pandemia e infelizmente não pudemos realizar em área aberta e contar com a torcida calorosa da comunidade, mas no próximo ano será bem melhor", disse.

"Todas as candidatas estão de parabéns. Destacamos muito durante o período de inscrição que não havia nenhuma exigência de padrão de beleza imposta pela sociedade. O objetivo era de escolher uma jovem que carregasse os traços da mulher mundauense, daquela mulher guerreira que está nas batalhas do dia a dia. Acredito que Santana do Mundaú está bem representado na beleza e simpatia da Maria Eduarda", finalizou Thiago Aquino.

Com assessoria

Comentários


Eduarda Maria Santos, brilhou e conquistou o título máximo da beleza sendo a mais nova Ranha da Laranja 2020


Eduarda Santos leva o título e mais R$ 500,00 em dinheiro como premiação


Ellen Vitória, a mais nova Princesa da Laranja - Parabéns


As belezas da terra da laranja reunidas num grande projeto cultural: Ellen; Eduarda Santos e Maria Eduarda Félix


Comissão julgadora do evento que foi o mais puro glamour da beleza santanense

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes