12/10/2020 Por Ivan Nunes

Recém curada da Covid-19 mãe Neide celebra dia de Iansã e Oxum no rio Mundaú; ator da Globo esteve no evento

A tentativa de mãe Neide Oyá D'Oxum, de transformar a prainha do Taquari, localizada no rio Mundaú, em santuário católico vai acabar um dia dando certo. Mesmo em meio a Covid-19, de quem foi vítima; este ano ela realizou celebração em homenagem a Iansã e Oxum.

 Este ano, a cerimônia foi discreta, sem a participação dos padres da igreja católica de União dos Palmares, mas uma visita ilustre: a do global Henri Casteli.

O ator cuja religão é a umbanda esteve no Taquari usando máscara e óculos. De barba, era preciso alguém próximo do convidado de mãe Neide, apontar a sua presença pela primeira vez num cerimonial de muito sincretismo às margem do rio Mundaú.

- Este ano a mãe Neide deu um bolo na imprensa. Não convidou ninguém. Muito menos mandou Dorinha de Umbanda, sua imediata, comunicar a imprensa local para cobertura jornalística".

O blog recebeu um registro fotográfico do ator ao lado do professor Marcos que vestia amarelo e que na hora do post resolveu baixar a máscara o mesmo acontecendo com Henri Casteli.

 Mãe Neide em outros momentos tem feito discursos em defesa da sua religião no município onde condena veementemente o preconceito religioso que classifica como bastante resistente em União dos Palmares.

O evento tem como atração principal uma imagem gigante de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Brasil em um púlpito improvisado.

Depois da celebrações e cânticos, flores, perfumes, e até objetos pessoais ganham as águas do rio Mundaú em oferenda  a Iansã e Oxum.

Comentários


Henri Casteli: umbandista teve presença discreta no banho do Taquari em União dos Palmares

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes