15/10/2020 Por Ivan Nunes

Certidão do TRF5 pode deixar prefeito de União dos Palmares inelegível

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife-PE  emitiu certidão para fins eleitorais  onde consta ação de natureza Criminal ou Cível de Improbidade Administrativa contra Areski Damara de Omena Freitas Júnior.

Na falta desse documento, a juiza eleitoral Soraia Maranhão da Silva não poderá homologar o seu nome para prefeito por que ele está inelegível.

O prazo para a homologação ou não de todos os candidatos vai até o dia 25 de outubro.

A certidão que deixou o prefeito inelegível foi checada por nossa redação e é quente. Kil de Freitas sofreu 3 derrotas seguidas ao tentar vender inocência num processo onde ele foi condenado pelo juiz da 1ª Vara Cível de União dos Palmares, Ygor Vieira de Figueredo.

Teve problemas na licitação e na compra de itens da merenda escolar cerca de 20 itens foram superfaturados de maneira escândalosa, segundo denúncias oferecidas pelo Ministério Público Estadual da época, o promotor, Jorge Bezerra.

Um especialista em legislação eleitoral, confirma a inelegibilidade de Kil de Freitas caso ele não apresente a juíza eleitoral, doutora Soraia Maranhão, a certidão do TRF5.

Kil de Freitas foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de Alagoas e pela Câmara Cível Criminal e não cabe mais recurso para se defender( foi o chamado transitado e julgado), o que o torna inelegível por 8 anos", disse a fonte.

Pessoas próximas ao prefeito de União dos Palmares disseram a nossa reportagem que o candidato já pensa num substituto e, que, o nome imediato poderá ser supostamente o do ex-prefeito, Iran Menezes.

Todos os pedidos de homologação das candidaturas se encontram na mesa da juiza eleitoral de União dos Palmares e Santana do Mundaú, mas nenhuma delas foi divulgada ainda.

- Acho que ela(a magistrada) vai até o dia 25 de outubro, prazo final a que tem direito. Sem a certidão do TRF5, o prefeito-candidato ficará inelegível por até oito anos.

 

Comentários


A certidão que falta ao prefeito de União dos Palmares para disputar a eleição municipal


Iran Menezes poderá substituir o prefeito caso ele não consiga a certidão do TRF5

Envie seu comentário



Blog A Palavra

por Ivan Nunes