União dos Palmares; Laje; Murici; Branquinha e Ibateguara estão na lista das cidades que não vai ter Carnaval

Em meio à pandemia do coronavírus e do aumento de casos por todo país, 101 dos 102 municípios alagoanos anunciaram a suspensão dos festejos carnavalescos, com base na recomendação do Ministério Público de Alagoas (MP-AL). Por ser uma decisão independente de cada gestor, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) sugeriu a suspensão dos eventos em contato direto com as prefeituras e, por meio disso, concluiu o levantamento de cidades sem carnaval, neste ano.

Apenas a capital, Maceió, não suspendeu, transferindo a festa para o mês de setembro. A projeção da data em setembro, na avaliação da gestão municipal, é que exista um avanço na vacinação populacional neste período de sete meses. Já sobre a manutenção do ponto facultativo em Maceió, o entendimento é de que a decisão possa ajudar o setor produtivo, que mesmo minimizado, deve ser beneficiado com a manutenção de empregos. A decisão foi criticada peloa Liga Carnavalesca de Maceió, que se queixou de não ter sido consultada pelo município. Leia mais.  

A escolha acompanha a tendência de vários estados brasileiros que, na última semana, suspenderam o evento tradicional com a transição para outro mês, caso a vacinação continue em pleno desenvolvimento nas regiões. Agora, o estudo técnico das prefeituras é concentrado na decisão de manter – ou não – o ponto facultativo para funcionários públicos. Em entrevista no último mês, o governador de Alagoas, Renan Filho, disse que dificilmente será dado ponto facultativo, “já que ainda enfrentamos uma pandemia e as aglomerações devem ser evitadas”. 

Dentre os pontos recomendados, a AMA orientou que os municípios não realizem quaisquer festividades públicas pertinentes ao período, o cancelamento de contratos, publicação de editais ou qualquer tipo de despesa, repasses, patrocínios ou outras formas de destinação de recursos públicos para eventos de carnaval, inclusive contratação de shows musicais ou artísticos.

Com TNH e AMA


Carnalaje, um dos mais famosos carnavais de Alagoas, não terá em 2021

Comentários

Comente também!